Duas pessoas mortas nos EUA ao tentarem travar ataque xenófobo

Em Portland, nos Estados Unidos, dois homens morreram esfaqueados no interior de uma composição do metro.

Foto
O ataque deu-se após insultos proferidos pelo agressor a duas adolescentes DR

Duas pessoas morreram e uma ficou ferida depois de terem sido atacadas por um homem com uma arma branca em Portland, no estado norte-americano do Oregon.

Na origem do ataque, segundo a polícia local, estiveram os insultos proferidos pelo agressor contra duas adolescentes, uma negra e uma muçulmana, diz o jornal Oregonian. O agressor usou linguagem de ódio nos insultos e três passageiros decidiram intervir, tendando acalmar o agressor, que os atacou.

Um homem teve morte imediata e outro morreu já no hospital.

"Informações preliminares indicam que o suspeito estava no comboio a gritar o que pode ser descrito como um discurso de ódio em relação a várias etnias e religiões", disse a polícia de Portland. À televisão local KATU, citada pelo New York Times, uma testemunha do crime contou que o atacante disse que os muçulmanos eram "criminosos". "Ele disse, 'Saiam daqui e saiam do país porque vocês não pagam impostos aqui'", relata Evelin Hernandez.

O atacante fugiu da carruagem mas acabou por ser detido. De acordo com o Oregonian, trata-se de Jeremy Joseph Christian, um homem branco de 35 anos com antecedentes criminais, incluindo rapto, roubo e posse de arma.

Num comunicado após o ataque, o Conselho para as Relações Americano-Islâmicas (CAIR, na sigla inglesa) recordou que os incidentes de teor anti-muçulmano aumentaram mais de 50% nos Estados Unidos de 2015 para 2016. A organização responsabiliza o candidato republicano e actual Presidente Donald Trump devido à sua retórica anti-imigrantes.

Sugerir correcção
Ler 52 comentários