Detido suspeito do atentado de Ano Novo em Istambul

Fotogaleria
Notas e vários documentos foram encontrados no apartamento REUTERS/Osman Orsal
Fotogaleria
REUTERS/Osman Orsal
Fotogaleria
Imagem de homenagens às vítimas do atentado de Istambul EPA/DENIZ TOPRAK

O homem suspeito de ser o autor do ataque que matou 39 pessoas numa discoteca turca, em Istambul, na noite de Ano Novo, foi apanhado em Esenyurt, de acordo com o jornal Hurriyet e outros meios de comunicação social turcos.

O homem, que terá utilizado o nome falso Abu Muhamme Horasani, foi capturado num esconderijo no distrito de Esenyurt na capital turca, com o seu filho de cinco anos, noticia o Hurriyet. O suspeito terá origem no Uzbequistão.

No apartamento onde decorreu a detenção estavam mais três pessoas. Segundo a agência noticiosa turca Anadolu, cinco pessoas foram detidas na operação policial, entre as quais um homem e três mulheres, para além do alegado autor do ataque.

O Daesh tinha reivindicado o ataque, dizendo que se tratava da vingança pelo envolvimento militar turco na Síria. 

O principal suspeito do atentado na discoteca Reina é Abdulkadir Masharipov, que conseguiu fugir do local. De acordo com o jornal turco Hurriyet, Masharipov tinha chegado a Istambul a 15 de Dezembro.

Na madrugada do primeiro dia do ano, o atacante chegou ao local de táxi, retirou uma arma da mala do carro e começou a disparar de forma aleatória sobre pessoas que se encontravam na discoteca a festejar a passagem de ano, o que resultou na morte de 39 pessoas e deixou 65 feridas. Entre as vítimas do atentado estavam sobretudo cidadãos turcos mas também israelitas, franceses, tunisinos, belgas, entre outros.

A discoteca alvo do ataque terrorista é um espaço conhecido da vida nocturna de Istambul, frequentada por jovens de classes alta, turistas e celebridades.

Sugerir correcção
Ler 4 comentários