Cronologia dos acidentes ferroviários na Europa

Cronologia dos acidentes de comboio mais graves registados na Europa nos últimos quatro anos:

Foto
AFP/ Rene RUPRECHT

3 de Março de 2012 – A colisão frontal entre dois comboios numa das principais linhas da Polónia que une Varsóvia e Cracóvia provocou a morte a 16 pessoas e deixou outras 58 feridas. O acidente teve origem num erro humano.

13 de Abril de 2012 –Três pessoas morreram e 13 ficaram feridas quando um comboio regional que fazia a ligação entre Frankfurt-Hanau chocou com um tractor estacionado na estrada perto de Muhlheim, na Alemanha.

21 de Abril de 2012 – Uma pessoa morreu e outras 124 ficaram feridas na colisão de dois comboios entre a estação central de Amesterdão e a de Sloterdijk, na Holanda.

4 de Maio de 2013 – Na Bélgica, um acidente provocado por excesso de velocidade de um comboio de mercadorias que transportava substâncias químicas inflamáveis levou ao descarrilamento de oito vagões e outros três incendiaram-se. Uma pessoa morreu, 93 ficaram feridas e 300 pessoas foram retiradas daquela área devido à explosão de vários vagões entre as localidades de Schelle e Wetteren, perto de Gent.

12 de Julho de 2013 – Pelo menos sete pessoas morreram e 30 ficaram feridas quando um comboio que saía de Paris em direcção a Limoges descarrilou em Bretigny-sur-Orge, França. O Governo francês descartou o erro humano.

24 de Julho de 2013 – Setenta e nove pessoas morreram e cerca de 130 ficaram feridas, 30 em estado grave, no descarrilamento de um comboio que fazia a rota Madrid-Ferrol nas imediações de Santiago de Compostela, na Galiza, a maior tragédia ferroviária em Espanha nos últimos 70 anos.

29 de Julho de 2013 – Quarenta e quatro pessoas ficaram feridas, quatro delas com gravidade, numa colisão de dois comboios na Suíça.

8 de Fevereiro de 2014 – Duas pessoas morreram e nove ficaram feridas com gravidade num acidente que envolveu um comboio turístico nos Alpes que fazia o percurso entre Nice e Digne-lesBain, França, quando foi atingido por uma rocha com cerca de 20 toneladas que deslizou pela encosta e foi embater numa das carruagens, empurrando-a para fora dos carris.

17 de Julho de 2014 – Um choque entre dois comboios franceses, um TGV (comboio de alta velocidade), e um comboio regional na linha Pau-Bayenne, provocou 49 feridos, entre os quais quatro em estado grave.

14 Novembro de 2015 – O descarrilamento de um TGV em Eckwersheim, norte de Estrasburgo, França, causou dez mortos quando realizava uma viagem de teste na nova linha entre Estrasburgo e Paris e a bordo seguiam 49 funcionários dos caminhos de ferro franceses.

9 de Fevereiro de 2016 – Um choque frontal entre dois comboios em Bad Aibling, no estado da Baviera, na Alemanha, provocou pelo menos oito mortos e 150 feridos, dezenas deles com gravidade.

Sugerir correcção
Ler 5 comentários