Coreia do Norte volta aos testes com mísseis

Norte-americanos acreditam que novo ensaio pode fazer parte de programa para desenvolver um míssil balístico intercontinental.

Foto
O lançamento acontece um dia depois de Trump ter aumentado a pressão para que a China castigue Pyongyang Reuters/PIERRE ALBOUY

A Coreia do Norte fez um novo teste com um míssil nesta quinta-feira, disse um oficial norte-americano à Reuters. Os EUA acreditam que este ensaio pode fazer parte de programa para desenvolver um míssil balístico intercontinental.

O mais recente teste dos norte-coreanos foi confirmado por um outro oficial norte-americano, ainda que não tenha dado informações detalhadas sobre os componentes do míssil ou se tem as características necessárias para integrar um programa de míssil balístico intercontinental.

O lançamento do novo míssil acontece um dia depois de Trump ter aumentado a pressão para que a China castigue Pyongyang.

O Presidente dos EUA, Donald Trump, manifestou algum desapontamento em relação à falta de progressos no que toca a travar o desenvolvimento do programa nuclear norte-coreano. O Presidente norte-americano já disse várias vezes estar disposto a negociar directamente com Pyongyang, mas tem deixado a iniciativa junto de Pequim.

Donald Trump foi alertado para um “grande conflito” com a Coreia do Norte é uma possibilidade, tendo em conta os programas de armas que estão em jogo, ainda que o oficial norte-americano diga à Reuters que a aplicação de sanções mais duras é a opção preferível, em detrimento do uso de força militar. 

No mês passado, o director dos Serviços de Informação de Defesa disse ao Congresso que a Coreia do Norte, caso não seja controlada, podia de forma “inevitável” obter um míssil nuclear capaz de atingir os EUA. Por outro lado, especialistas dizem que Pyongyang pode levar anos até conseguir desenvolver um míssil balístico intercontinental confiável.

O secretário da Defesa norte-americano, Jim Mattis, alertou no início deste mês para o acelerado desenvolvimento do programa de armamento da Coreia do Norte, que representa “uma ameaça para todos” e que é encarado pelos Estados Unidos como “um claro perigo”.

Os Estados Unidos estão, entretanto, a aumentar as suas capacidades para se defenderem contra a ameaça da Coreia do Norte, tendo concluído o primeiro teste de sucesso para interceptar um míssil balístico intercontinental, em Maio. Mas um teste realizado esta terça-feira de um míssil deste tipo desenvolvido pelos Estados Unidos e pelo Japão para defesa contra mísseis de curto alcance acabou por falhar. 

Sugerir correcção
Ler 1 comentários