Marinha norte-americana decreta "pausa operacional" após colisão naval na Ásia

Dez marinheiros desaparecidos na sequência de uma colisão entre um contratorpedeiro e um petroleiro no estreito de Malaca.

Foto
O contratorpedeiro norte-americano USS John S. McCain NARCH/NARCH30 3TP

A Marinha dos Estados Unidos decretou uma "pausa operacional" global da sua frota após um novo acidente grave com um dos seus navios. Esta segunda-feira, um contratorpedeiro norte-americano colidiu com um petroleiro a leste de Singapura, causando danos consideráveis no navio e resultando no desaparecimento de dez marinheiros.

A colisão deu-se entre o contratorpedeiro USS John S. McCain e o navio de mercadorias Alnic MC, no estreito de Malaca, adiantou durante a noite a Marinha em comunicado. O acidente ocorreu às 05h24 horas de segunda-feira, hora de Singapura (22h24 de domingo em Lisboa).

Permanece em curso uma operação de busca e resgate naquela zona. Cerca das 19h de segunda-feira em Lisboa, ainda não havia notícia da descoberta de sobreviventes.

O contratorpedeiro em causa tem uma tripulação de 338 pessoas e foi baptizado em homenagem ao avô e ao pai do senador republicano John McCain, ambos almirantes.

“Cindy e eu rezamos esta noite pelos marinheiros que estão abordo do USS John S McCain”, escreveu McCain no Twitter.

O outro navio envolvido na colisão, o Alnic MC, é um petroleiro.

Com a Marinha em "pausa operacional", investigam-se agora as circunstâncias de mais um acidente grave a envolver aquele ramo das Forças Armadas norte-americanas. Há dois meses, o navio USS Fitzgerald colidiu com um cargueiro ao largo do Japão, provocando a morte de sete tripulantes norte-americanos. Em Maio, outro navio colidiu com um pesqueiro sul-coreano, sem causar vítimas. 

Sugerir correcção
Ler 3 comentários