Conselho de Segurança da ONU reúne-se após escalada militar em Alepo

Dezenas de mortos e quase dois milhões de pessoas sem água são o resultado de uma nova ofensiva das forças de Bashar al-Assad.

Foto
Uma criança ferida nos mais recentes combates em Alepo recebe tratamento num hospital improvisado. Karam al-Masri/AFP

O Conselho de Segurança das Nações Unidas reúne-se este domingo, às 15h de Lisboa, depois de um sábado de intensos bombardeamentos em Alepo pelas forças de Bashar al-Assad. Dezenas de civis morreram neste ataque e quase dois milhões estão agora sem água.

A reunião deste domingo em Nova Iorque foi convocada a pedido dos Estados Unidos, Reino Unido e França, avançam fontes diplomáticas à Reuters.

Uma nova ofensiva do exército sírio, apoiada pela aviação russa, visa o controlo da zona leste de Alepo, controlada pelas forças rebeldes, onde restam cerca de 250 mil civis sob o cerco das armas. Teme-se que a cidade se torne no palco da maior batalha de um conflito que em cinco anos matou centenas de milhares de pessoas e expulsou 11 milhões das suas casas.

A ofensiva, anunciada na quinta-feira, veio dinamitar um frágil cessar-fogo negociado durante meses pela diplomacia norte-americana, deixando o secretário de Estado John Kerry a apelar em vão para que Moscovo regresse à mesa de negociações.

Sugerir correcção
Ler 33 comentários