Como um pénis instalado num assento do metro serve para prevenir o assédio sexual

No metro da Cidade do México, há um lugar especial "reservado para homens". O objectivo é chamar a atenção para o assédio que as mulheres sofrem nos transportes públicos.

Foto
Youtube

Uma campanha contra o assédio sexual do México está a dar que falar. Sendo um dos meios de transporte mais utilizados na Cidade do México, o metro da capital mexicana instalou um pénis numa cadeira de uma carruagem.

Além deste órgão foi também desenhado o peito de homem nas costas do assento. O objectivo? Colocar os homens a pensar sobre o assédio sexual – o lugar estava reservado apenas aos passageiros do sexo masculino.

Foram alguns os homens que se sentaram no lugar, alguns provavelmente actores, mas que se levantaram quase de imediato, desconfortáveis com o que estava por debaixo. Por cima lia-se “reservado para homens”. Em baixo, no chão, lia-se a seguinte mensagem: “É desagradável viajar dessa maneira, mas nada comparado com a violência sexual que as mulheres sofrem nas suas deslocações diárias”. As mulheres, por sua vez, que viam o que se apresentava na carruagem variavam as expressões entre repúdio e choque.

No final do vídeo onde se mostra um resumo da campanha, lê-se uma mensagem que diz que nove em cada dez mexicanas já foram vítimas de algum tipo de violência sexual nas suas deslocações. E foram números como estes que fizeram com que o Governo mexicano avançasse para esta campanha.

Sugerir correcção
Comentar