Cinco mortos num acidente de automóvel na Praça Tiananmen

Os fotógrafos da AFP foram obrigados a apagar as imagens do jipe a arder sob a imagem de Mao Tsetung.

Fotogaleria
O jipe incendiou-se após o despiste Sina Weibo
Fotogaleria
A polícia ergueu uma vedação Ed Jones/AFP
Fotogaleria
A praça Tiananmen chegou a ser fechada ao público Ed Jones/AFP

Cinco pessoas morreram e 38 ficaram feridas no despiste de um jipe na manhã desta segunda-feira na Praça Tiananmen, em Pequim (China). As causas do acidente não foram reveladas.

De acordo com a agência noticiosa chinesa Xinhua, morreram três ocupantes do jipe (um deles o condutor), uma turista japonesa e um homem identificado como sendo da província de Guangdong.

A Cidade Proibida e a Praça de Tiananmen são os lugares turísticos mais procurados da capital chinesa. Junto à porta principal estavam dois grupos, de japoneses e de filipinos, sendo a maior parte dos feridos de entre eles.

A Xinhua não adianta qualquer explicação para o despiste ocorrido nesta praça que, devido ao seu simbolismo, é fortemente policiada e vedada, e onde só se circula em algumas zonas. Foi em Tiananmen que, em 1989, os estudantes chineses se manifestaram, exigindo uma abertura democrática no país, tendo o protesto sido esmagado pela força; não se sabe ao certo quantas pessoas morreram.

Minutos depois do acidente, a polícia vedou o acesso ao local e ergueu uma vedação para impedir que se visse o que se estava a passar. Os fotógrafos da AFP no local, relata a agência, foram presos e libertados poucos depois, quando concordaram em apagar as imagens que tinham no seu equipamento digital. Jornalistas da BBC foram também detidos, por alguns momentos.

As imagens que a AFP e a Reuters publicaram mostram o local do acidente visto de longe e já sem fogo ou fumo junto à imagem de Mao – o jipe incendiou-se. Na Sina Weibo (um híbrido entre o Twitter e o Facebook usado por 30% dos utilizadores da Internet chineses) podem ver-se imagens do jipe a arder quase debaixo da imagem de Mao e carros de bombeiros a chegarem à zona do acidente.

Em pouco tempo a polícia limpou o recinto e reabriu a Praça Tiananmen e a Cidade Proibida, que chegaram a estar fechadas.

 
 
 
 

Sugerir correcção
Comentar