Chinês regressa a casa depois de mais de 50 anos “preso” na Índia por engano

Wang Qi, que esteve mais de meio século preso na Índia por passar a fronteira por engano, regressou finalmente à sua aldeia natal. "Bem-vindo de volta, soldado. Foi uma dura viagem".

Foto
A remota e montanhosa fronteira entre a China e a Índia, que Wang Qi atravessou por engano. Reuters/DAVID GRAY

A curiosa odisseia do chinês Wang Qi, que este sábado finalmente regressou a casa, começou em Janeiro de 1963. Conforme contou à BBC, estava a “construir estradas para o Exército chinês” quando se “enganou no caminho” e foi capturado na Índia, poucas semanas depois de uma guerra entre os dois países.

“Eu tinha saído para um passeio e perdi-me. Estava cansado e com fome. Vi um carro da Cruz Vermelha e pedi-lhes ajuda. Eles entregaram-me ao Exército indiano”, relembra o ex-militar chinês, agora com mais de 80 anos.

Depois de seis anos preso, Wang Qi, também conhecido pelo seu nome indiano Raj Bahadur, foi libertado, mas sem receber autorização para sair do país. Acabou por se casar com uma mulher indiana, Sushila, e começou a trabalhar num moinho. Os vizinhos afirmam à BBC que a família vivia na "pobreza total".

Este ano, finalmente, Wang Qi recebeu ajuda de diplomatas chineses para regressar a casa. Foi recebido este sábado na sua aldeia natal, em Xianyang, no centro da China. “Bem-vindo de volta, soldado. Foi uma dura viagem”, diziam os cartazes à chegada ao aeroporto, onde foi recebido pela família que não via há mais de meio século.

A sua família indiana em Tirodi recebeu passaportes para poder viajar para a China. Os filhos adultos acompanharam-no, mas a sua mulher não pôde fazê-lo por motivos de doença. Wang Qi, que nunca conseguiu cidadania indiana, não sabe ainda se voltará para o seio da sua (outra) família. "Espero que ele regresse", suspira Sushila.

Sugerir correcção
Comentar