Cheias no Sul da Ásia provocam 500 mortos nos últimos dias

Bombaim, na Índia, está paralisada. Bangladesh e Nepal foram fortemente atingidos pelas chuvas e 16 milhões de pessoas foram afectadas pelas cheias.

Mumbai está praticamente paralisada devido às cheias e vive no meio de um autêntico caos
Fotogaleria
Bombaim está praticamente paralisada devido às cheias e vive no meio de um autêntico caos Reuters/SHAILESH ANDRADE
Fotogaleria
Reuters/SHAILESH ANDRADE
Fotogaleria
Reuters/SHAILESH ANDRADE
Fotogaleria
Reuters/SHAILESH ANDRADE
Fotogaleria
Reuters/SHAILESH ANDRADE
Fotogaleria
Reuters/SHAILESH ANDRADE

As chuvas intensas que atingiram o Sul da Ásia nos últimos dias e as enormes cheias que daí decorreram paralisaram por completo a cidade indiana de Bombaim. A circulação ferroviária e a circulação aérea foram canceladas, as escolas fechadas, os hospitais evacuados e as pessoas foram obrigadas a ficar em casa. 

As cheias e chuvas torrenciais sazonais atingiram de forma particularmente intensa esta zona do Sul da Ásia, sendo que 16 milhões de pessoas foram já afectadas nos últimos dias. O Bangladesh e o Nepal foram fortemente atingidos, e pelo menos 500 pessoas morreram.

Em Bombaim, as inundações e as quedas de árvores obrigaram ao encerramento das principais vias, que estavam já praticamente sem funcionar há mais de 24 horas. As linhas ferroviárias estão submersas quase na sua totalidade, o que levou ao encerramento da circulação do serviço que é utilizado por cerca de oito milhões de pessoas diariamente.

Nas redes sociais os habitantes ofereceram abrigo a quem ficou sem casa. E muitos recordam as cheias de 2005, onde mais de mil pessoas morreram e a cidade registou 94,4 centímetros de chuva em apenas um dia.

Também o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, utilizou o Twitter para apelar à população de Bombaim que tome todas as precauções para se manter em segurança. Os serviços meteorológicos avisaram já que a chuva forte deverá continuar nas próximas 24 horas.

Sugerir correcção
Comentar