Cápsula do tempo aberta 220 anos depois estava cheia de história

Jornais, moedas e uma placa em prata, objectos escolhidos em 1795 e mostrados agora ao mundo a partir de Boston.

Fotogaleria
Brian Snyder/Reuters
Fotogaleria
Brian Snyder/Reuters
Fotogaleria
Brian Snyder/Reuters
Fotogaleria
Kayana Szymczak/GettyImages/AFP
Fotogaleria
Kayana Szymczak/GettyImages/AFP
Fotogaleria
Brian Snyder/Reuters
Fotogaleria
Brian Snyder/Reuters

“Parecia uma cirurgia ao cérebro, com a história a olhar para nós.” A frase do director do Museum of Fine Arts de Boston, EUA, resume a delicada tarefa que foi abrir a pequena caixa cheia de objectos enterrada há 220 anos por Samuel Adams e Paul Revere e que foi descoberta em Dezembro durante obras realizadas no edifício parlamentar do estado de Massachusetts.

Nesta quarta-feira, quatro horas depois de ter sido iniciada a abertura da caixa e retirados os parafusos que a mantinha encerrada desde 1795, era revelado o seu conteúdo. Cinco jornais dobrados, uma colecção de 23 moedas, uma datada de 1652, uma medalha com George Washington, primeiro Presidente dos Estados Unidos, uma réplica de documentos da época colonial e uma placa em prata comemorativa da construção do edifício parlamentar do estado.

Retirados cuidadosamente, durante cerca de uma hora, os objectos foram analisados e descritos minuciosamente pela equipa do Museum of Fine Arts, que não conseguiu esconder o entusiasmo e a ansiedade do momento.

A caixa foi encontrada no mês passado após uma fuga de água ter obrigado à realização de obras no edifício parlamentar. Foi ali colocada em 1795, entre as pedras usadas na construção do edifício, por Paul Revere, um ferreiro, gravador e herói da guerra revolucionária, por Samuel Adams, considerado um dos fundadores dos EUA e governador de Massachusetts, e por William Scollay, um construtor local.

A CNN lembra que a cápsula tinha sido encontrada pela primeira vez em 1855, também durante obras de reparação do edifício, e que os objectos no interior foram alvo de uma limpeza. A caixa foi de novo colocada no local e encontrada no final de 2014. Mais de um século e meio depois, a cápsula é analisada no Museum of Fine Arts de Boston.

"Embora soubéssemos um pouco sobre o que estava na caixa, foi um momento de excitação extraordinário quando este recipiente de bronze com apenas o tamanho de uma caixa de charutos foi lentamente aberto com precisão cirúrgica, e de repente encontramo-nos na presença da história", reagiu o director do museu, Malcolm Rogers, em declarações à CNN.

Além do valor histórico, o conteúdo da caixa pode chegar às centenas de milhares de dólares. Sebastian Clarke, do programa de televisão "Antiques Roadshow", admitiu à CNN que se os objectos fossem leiloados iriam render uma quantidade significativa, mais pelo valor histórico do que pela raridade. Por exemplo, a moeda de 1652 poderia chegar aos 5000 ou 6000 dólares, mas por estar dentro de uma cápsula do tempo o seu valor aumentaria.

Se se confirmar que a placa em prata foi feita por Paul Revere, Sebastian Clarke acredita que o valor iria atingir as várias centenas de milhares de dólares.

Mas os leilões não serão o destino dos objectos de Revere e Adams. Estes vão estar em exposição permanente no Museum of Fine Arts, depois de o processo de conservação ficar concluído.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários