Bispo evangélico ganha Rio de Janeiro

Marcelo Crivella, do PRB, venceu as eleições para Prefeito do Rio de Janeiro, batendo o candidato Freixo do PSOL

Foto
AFP/YASUYOSHI CHIBA

Com 59,35% por cento dos votos, Marcelo Crivella conquistou a prefeitura do Rio de Janeiro. Venceu Eduardo Freixo, do PSOL, que ficou com 40% e viu as suas hipóteses de liderar a esquerda brasileira prejudicadas com este resultado da segunda volta das eleições municipais.

Crivella é uma figura reconhecida: sobrinho de Edir Macedo, fundador da Igreja Universal do Reino de Deus, o novo prefeito do Rio é também pastor daquela igreja e conhecido moralista. Tem tiradas polémicas sobre o dever de submissão da mulher ao homem e sobre a homossexualidade, que considera uma “conduta maligna”. Começou a vida profissional como engenheiro civil e fez carreira como cantor gospel, com três albuns publicados. Foi eleito para o Senado pela primeira vez em 2002 e chegou a ser ministro das Pescas de Dilma Roussef, tendo ajudado a fundar o Partido Republicano Brasileiro, pelo qual se candidatou e venceu agora a Prefeitura, aos 59 anos.

A campanha ficou marcada por vários momentos de tensão, dado que o candidato tentou evitar ser associado à IURD e chegou mesmo a não comparecer a entrevistas marcadas na Globo e no RJTV. Os cinco milhões de habitantes do Rio decidiram depositar a confiança no homem que prometeu "cuidar das pessoas" no seu discurso de vitória. 

 

 

 

 

 

Sugerir correcção
Ler 6 comentários