Bin Laden reuniu-se em Fevereiro com Khalid Sheik Muhammad

Foto
Bin Laden está "vivo e bem" DR

O líder da Al-Qaeda, Osama bin Laden, esteve no Paquistão no mês passado, onde se reuniu com o chefe de operações da organização, Khalid Sheik Muhammad, detido no sábado passado, segundo informa o diário “The New York Times”, que cita um alto responsável do Governo paquistanês.

O diário precisa que a reunião terá tido lugar em Rawalpindi. “Não há dúvidas de que [Bin Laden] está vivo e bem”, assinalou um alto responsável do Governo paquistanês ao NYT.

A informação confirma a história publicada na revista “Time” que assinalou que durante a detenção de Muhammad as forças de segurança teriam interceptado cartas escritas por Bin Laden após ter sobrevivido, em Dezembro de 2001, a um ataque em Tora Bora durante a campanha norte-americana no Afeganistão.

O jornal indica ainda que as autoridades de Washington não têm informações específicas sobre a reunião entre Bin Laden e Muhammad. Porém, a notícia acrescenta que a reunião, a ter tido lugar, poderá significar que Bin Laden continua a chefiar a Al-Qaeda e que poderá estar a planear um segundo atentado semelhante ao de 11 de Setembro.

Khalid Sheik Muhammad é apontado como o "número três" na hierarquia da rede terrorista de Osama bin Laden e o cérebro do atentado contra uma sinagoga de Djerba, no Sul da Tunísia, país que ontem emitiu um mandado de captura internacional contra Muhammad.

Foi detido no sábado no Paquistão e já foi transferido para a base militar norte-americana de Bagram, no Afeganistão. Os EUA apresentam o detido como o "cérebro operacional" da Al-Qaeda, que terá concebido os atentados terroristas de 11 de Setembro de 2001 em Nova Iorque e Washington, e também o envolvem nos atentados contra as embaixadas norte-americanas no Quénia e na Tanzânia, em 1998, que provocaram a morte a mais de 200 pessoas.

Sugerir correcção
Comentar