Bebé encontrada com vida depois de 80 horas soterrada

A derrocada de um prédio em Nairobi fez 23 mortos. Os socorristas continuam as operações.

Foto
Equipas de resgate procuram sobreviventes nos escombros do edifício que ruíu na sexta-feira, em Nairobi JOHN MUCHUCHA/AFP

Uma bebé foi retirada com vida dos escombros de um edifício que ruiu num bairro pobre de Nairobi, fazendo 23 mortos, anunciou esta terça-feira a polícia e a Cruz Vermelha queniana.

“Boa notícia! Uma criança com cerca de um ano e meio foi socorrida viva perto das 04h [05h em Lisboa] e foi enviada para o Kenyatta National Hospital”, indicou a Cruz Vermelha.

A menina passou perto de 80 horas “num alguidar, coberta com uma manta”, e estava desidratada mas aparentemente sem ferimentos, segundo a mesma fonte.

O chefe da polícia de Nairobi, Japheth Koome, falou de um “milagre” e sublinhou que os socorristas “prosseguem os seus esforços” para tentar encontrar sobreviventes. Segundo as autoridades, o incidente de sexta-feira à noite fez 23 mortos. O edifício de seis andares ruiu, no bairro popular de Huruma, no nordeste da capital, devido a chuvas torrenciais e à má qualidade da construção. Tinha sido construído há dois anos, perto de uma ribeira e foi embargado. Mas esta decisão não foi respeitada nem posta em prática pelas autoridades.

Vários prédios ruíram nos últimos anos em Nairobi e noutras cidades do Quénia, em plena vaga de construção imobiliária. A qualidade dos materiais e a rapidez excessiva da construção são regulamente questionadas, tal como a frequência com que promotores pouco escrupulosos contornam as regulamentações.

Sugerir correcção
Comentar