Autoridades belgas divulgam novas imagens do "homem do chapéu"

O terceiro suspeito dos atentados no aeroporto de Bruxelas, que continua em fuga, foi filmado a sair do aeroporto e a percorrer Zaventem, antes de a polícia lhe perder o rasto.

Autoridades belgas divulgam novas imagens do "homem do chapéu"

A Procuradoria Federal belga divulgou, esta quinta-feira, novas imagens do “homem do chapéu”, o suspeito que acompanhava dois homens que se fizeram explodir no aeroporto de Bruxelas

O suspeito foi captado por várias câmaras de segurança, e nas imagens vê-se o homem a sair do aeroporto e a percorrer toda a localidade de Zaventem (o aeroporto tem o mesmo nome), tendo seguido para Bruxelas, onde as autoridades lhe perderam o rasto. Antes disso, abandonou o famoso casaco bege, que a polícia ainda tenta encontrar.

As autoridades belgas tentam agora completar o percurso do “homem do chapéu”, e apelaram a que quem tenha mais informações entre rapidamente em contacto com as autoridades. “Apelamos especialmente a quem possa ter filmado ou fotografado o suspeito”, afirmou o procurador belga Eric Van der Sypt numa conferência de imprensa em Bruxelas, onde foi divulgado o vídeo.

A polícia belga procura desesperadamente o terceiro suspeito dos atentados do aeroporto de Zaventem desde que este foi filmado, pelas câmaras de segurança do aeroporto, ao lado dos dois bombistas suicidas que se fizeram explodir nos ataques coordenados de 22 de Março, que também atingiram a estação de metro de Malbeek. No total, 32 pessoas morreram nestes atentados

Foto
Imagem revelada pela polícia belga Reuters

Também nesta quinta-feira, Sven Mary, advogado de Salah Abdeslam, afirmou que o seu cliente será extraditado para França nas próximas semanas, mas que antes ainda será interrogado pelas autoridades belgas. “Vai haver uma audiência, relacionada com a tentativa de homicídio de vários polícias durante as buscas em Forest”, afirmou Mary aos jornalistas.

Abdeslam regressou a Bruxelas horas depois dos ataques reivindicados pelo autodesignado Estado Islâmico em Paris, em morreram 131 pessoas, e esteve escondido da polícia durante quatro meses, até ter sido capturado em buscas feitas pela polícia no distrito de Molenbeek, a 18 de Março. As suas impressões digitais foram encontradas três dias num apartamento em Forest, depois de um tiroteio entre a polícia e três homens fortemente armados. Um deles acabou por morrer, e quatro polícias ficaram feridos.

Anteriormente, Abdeslam já tinha reiterado a sua intenção de ser extraditado para França, depois de a ter recusado numa fase inicial da sua detenção. “Tal como eu disse, ele deseja ir para França e essa é a razão pela qual o processo precisa de continuar e esperamos que termine nas próximas semanas”, acrescentou Mary.  

Sugerir correcção
Comentar