As palavras de Trump: da habitual "América" (17 vezes) à inédita "carnificina"

Donald Trump proferiu por 17 vezes a palavra "América" durante o seu discurso de tomada de posse. Obama, em 2009, disse "nação" 12 vezes e George W. Bush afirmou "história" nove vezes na tomada de posse em 2001.

Foto
Nuvem das palavras usadas no discurso de tomada de posse de Donald Trump

Durante a campanha presidencial, e desde as eleições norte-americanas de Novembro, foram várias as expressões e palavras que ficaram intimamente ligadas ao novo Presidente dos EUA, Donald Trump. Grande parte remete para a estratégia e ideias que o republicano quer implementar no país. E voltou a acontecer durante o discurso de tomada de posse desta sexta-feira.

Alguns, como o vice-chanceler da Alemanha Sigmar Gabriel, classificam o discurso de Trump como “fortemente nacionalista”, outros identificam o proteccionismo latente que o novo Presidente quer ver implementado na economia e sociedade americanas. Nada melhor para o descobrir do que analisar palavra a palavra.

O jornal britânico Guardian olhou para o discurso de tomada de posse realizado de Donald Trump e comparou-o com o de Barack Obama em 2009 e com o de George W. Bush em 2001.

A forma de comparação utilizada foi a contagem das palavras mais vezes ditas durante o discurso. Donald Trump disse “América” 17 vezes, sendo a expressão que mais vezes proferiu, Obama referiu 12 vezes a palavra “Nação” e Bush afirmou “história” nove vezes. Aqui ficam as cinco palavras mais vezes ditas pelos três últimos Presidentes dos EUA durante a primeira tomada de posse de cada um:

Donald Trump (2017): América (17), americanos (12), povo (people em inglês - 9), país (9), cada (every - 7).

Barack Obama (2009): Nação (12), América (8), todos (8), temos (must – 8), povo (people – 7 vezes).

George W. Bush (2001): História (9 vezes), América (8), Nação (8), cidadãos (8), temos (must em inglês – 6 vezes).

O Washington Post utilizou uma abordagem diferente em relação ao discurso de Trump e analisou quais as palavras ditas pelo novo Presidente e que nunca tinham sido proferidas por um Presidente durante a tomada de posse. Ao todo foram identificadas 24 palavras, entre as quais, “sangrar”, “carnificina”, “infra-estrutura”, “islâmico”, “biliões”, “imparável”, “triste”, “roubado” ou “lápide”.

Sugerir correcção
Comentar