Nuno Dala: "Libertação é um gesto do regime para descomprimir o ambiente"

Nuno Dala, que esteve em greve de fome mais de um mês, disse ao PÚBLICO que activistas planeiam fazer passeio simbólico

Foto
Nuno Dala esteve em greve de fome durante mais de um mês DR

Ainda estava dentro do Hospital Prisão São Paulo, em Luanda, a assinar os últimos papéis para a saída com termo de identidade e residência, mas o activista Nuno Dala disse ao PÚBLICO que, quando sairem da prisão, a maioria dos activistas planeia fazer um passeio simbólico pelas ruas até à Praça da Independência.

O Tribunal Supremo decidiu esta quarta-feira que os 17 activistas angolanos que foram presos há um ano por estarem a discutir política seriam libertados da prisão. Aguardarão a decisão do Tribunal Supremo sobre o recurso interposto pela defesa com termo de identidade e residência. A liberdade resulta de um pedido de habeas corpus. Na prisão de São Paulo estão 12 activistas. Laurinda Gouveia e Rosa Conde, as duas únicas mulheres do grupo, estão na prisão de Viana. Domingos da Cruz, Sedrick de Carvalho e Osvaldo Caholo estão em Caquila. 

A liberdade ainda não é total, sublinhou o professor universitário que esteve em greve de fome mais de um mêse há que aguardar a decisão sobre o recurso. Mas o momento não deixa de ser de celebração. "A nossa libertação acaba por ser um gesto do regime para descomprimir o ambiente pesado que se vive em Angola e evitar o pior", disse por telefone. "Não foi tanto porque o regime é independente mas porque percebeu que esta aventura de nos manter presos estava a levar o regime para o precipício - tem muitas implicações a nível nacional e internacional. Para evitarem esse desfecho fizeram esta jogada." O regime terá percebido que a prisão dos activistas, aliado a outros acontecimentos, estava "a contrariar a imagem" de que é "um estado de direito". 

Nuno Dala não contava com esta decisão. "Sinto-me feliz porque voltarei ao convívio com a minha família, com a minha filha, esposa", disse. A sua filha tinha três semanas quando foi preso. E sente-se feliz pelo "nosso trabalho feito internamente e externamente". "Ainda que a libertação seja nos termos actuais, o nosso trabalho acabou por surtir efeito". Afirmou ainda que, "pessoalmente", acha que José Eduardo dos Santos, há 37 anos no poder, "ainda tem a possibilidade de sair pela porta da frente e evitar que a forma desastrosa como tem gerido o país não resulte num becos sem saída, colocando-o numa posição humilhante como aconteceu com outros".  

Porque esta libertação "não é uma liberdade efectiva", Dala diz que se vai "pautar pela prudência" e fazer um esforço para "compensar o tempo distante com a família". "A cadeia não me fez desistir dos meus ideais". 

 

 

Sugerir correcção
Ler 4 comentários