A afegã de olhos verdes foi presa no Paquistão

Ficou conhecida mundialmente por uma foto da National Geographic.

Foto
O antes e depois de Sharbat Gula: à esquerda, a foto de Shabat enquanto jovem, que foi capa da National Geographic; à direita, Shabat 17 anos depois STEVE MCCURRY

Sharbat Gula foi detida no Paquistão por posse de documentos de identificação falsos. O nome será conhecido por poucos, mas esta mulher afegã era a jovem de enormes olhos verdes que, em 1985, fez capa da revista National Geographic e que se tornou, por via desta, um dos símbolos do povo do Afeganistão na altura em que o país se encontrava sob ocupação soviética.

A capa de 1985 com Shabat

O tempo passou e, depois de 17 anos de pesquisas, o fotógrafo americano autor da capa de 1985, Steve McCurry, voltou a encontrar Sharbat Gula em 2002, numa aldeia isolada do Afeganistão. Estava casada com um padeiro e tinha três filhos.

Agora, a notícia da sua detenção no Paquistão veio mostrar também que Sharbat seguiu o caminho de centenas de milhares de compatriotas, procurando refúgio no Paquistão, que faz fronteira com o Afeganistão, e onde estão oficialmente registados 1,4 milhões de refugiados afegãos.

Haverá mais um milhão de refugiados sem documentos. Sharbat é um deles. No ano passado as autoridades paquistanesas acusaram-na de possuir documentação falsa. Agora a sua detenção foi confirmada à AFP por um responsável da autoridade nacional de registos civis.

Em caso de condenação arrisca-se a uma pena de sete a 14 anos de prisão e a uma multa que pode ir de três mil a cinco mil dólares (2757 a 4595 dólares).

Sugerir correcção
Ler 7 comentários