Explosão vulcânica no Etna fere equipa da BBC e grupo de turistas

As vítimas foram atingidas com rochas a ferver e vapor. Sofreram queimaduras, cortes, nódoas negras e ferimentos na cabeça.

Fotogaleria
O Etna é um vulcão activo situado na parte oriental da Sicília, na Itália, entre as províncias de Messina e Catânia Reuters/ANTONIO PARRINELLO
Fotogaleria
O vulcão italiano é um dos mais activos do mundo Reuters/ANTONIO PARRINELLO
Fotogaleria
Apesar de estar localizado numa zona densamente povoada, o Etna não apresenta riscos para a população Reuters/ANTONIO PARRINELLO/Arquivo
Fotogaleria
O Etna foi considerado um dos 16 Vulcões da Década pelas Nações Unidas Reuters/STRINGER/ITALY/Arquivo
Fotogaleria
Em Junho de 2013, o vulcão italiano foi adicionado à lista de Património Mundial da UNESCO Reuters/ANTONIO PARRINELLO/Arquivo

Dez pessoas sofreram ferimentos ligeiros num incidente no vulcão italiano em erupção Etna, na Sicília, que envolveu uma equipa da BBC e um grupo de turistas, adiantou a estação de televisão britânica. A explosão captada em vídeo pela BBC foi descrita numa série de dez tweets por uma das vítimas, a jornalista de ciência Rebecca Morelle.

“Fui apanhada num incidente no Etna. A equipa da BBC e um grupo de turistas foram apanhados numa grande explosão que causou ferimentos e levou à evacuação do local”, revelou Morelle esta quinta-feira, pouco depois das 13h. “O fluxo de lava misturado com vapor foi o que causou a explosão. O grupo foi atingido com rochas a ferver e vapor.”

A jornalista continuou o relato e afirmou que os feridos sofreram queimaduras, cortes, nódoas negras e ferimentos na cabeça, mas que estão todos bem. As vítimas foram retiradas da montanha por uma equipa de salvamento. Segundo Rebecca Morelle, uma senhora de 78 anos que estava muito perto do foco da explosão conseguiu escapar ilesa.

Além da descrição do acontecimento, a jornalista da BBC adiantou que um vulcanologista presente no local lhe tinha dito que aquele foi o incidente mais perigoso que já tinha experienciado em 30 anos de carreira.

O centro de operações de Catânia do Instituto Nacional de Vulcanologia e Geofísica italiano confirmou que três dos seus vulcanologistas estavam na montanha quando a explosão ocorreu. Os vulcanologistas ficaram feridos, mas mais nenhum detalhe foi dado sobre o seu estado.

O vulcão Etna, que acordou no passado dia 27 de Fevereiro depois de oito meses desde o último registo de actividade, é actualmente o maior vulcão activo da Europa. Apesar das constantes erupções, há algo de benéfico para a população: o solo vulcânico em redor da montanha é propício à prática de agricultura.

Sugerir correcção
Comentar