Rave, Viana do Castelo e os 15 anos de Neopop numa série de quatro episódios

São 15 anos de Neopop na cidade que, "carinhosamente", passou a ser apelidada Capital do Techno. Para os assinalar, há uma série de quatro episódios — 15 Years With You —, que mais do que um vídeo comercial, quer "transmitir outra visão da música electrónica e promover o espírito que se vive em Viana do Castelo durante os dias do festival", refere Gustavo Pereira, fundador do evento.

"Através de uma estética mais artística e sensorial tentamos captar as sensações vividas por personagens reais, com base na cultura rave do Neopop", explica Gustavo. O primeiro episódio, que se estreia esta terça-feira no P3, aborda "a pista de dança como um espaço libertador". Durante cerca de dois minutos vemos imagens de arquivo ou recolhidas especificamente para o efeito, acompanhadas de música "produzida por artistas nacionais presentes no Neopop" e por uma voz off  "que coloca questões e apela ao diálogo aberto entre todos".

É o espírito rave — "que foi sendo construído pela comunidade, ao longo do tempo, nas diversas partes do mundo — e também em Viana do Castelo", diz. A série quer abrir o apetite, deixando uma questão: onde começou, onde está e para onde vai a cultura rave? Para já, e depois de dois anos de interregno devido à pandemia, vai regressar à cidade minhota. Marca na agenda: de 10 a 13 de Agosto.