Video 360

Ir ao shopping para fazer compras? Não, para ver arte

Até ao dia 5 de Novembro, há mais uma razão para ir ao shopping – e não, não são os saldos de meia estação. Já dizia o ditado: “se Maomé não vai à montanha, vai a montanha a Maomé” – e, neste caso, com a esperança de que Maomé a visite depois. Estranho? Esclarecemos. Durante este mês, vai poder encontrar obras de arte espalhadas por 31 das mais de 200 lojas do Amoreiras Shopping Center.

A iniciativa surge de uma parceria entre a MundiCenter (a empresa que gere o centro comercial) e o Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA) e está integrada na estratégia de divulgação do acervo deste museu, que já antes tinha trazido a arte para a rua - nomeadamente para as paredes do centro histórico de Lisboa, à mercê de mãos alheias, poluição, e até das próprias condições meteorológicas. Mas a verdade é que as obras-primas nunca estiveram “em perigo”: tal como em 2015, na ComingOut, também no MNAAmoreiras as pinturas expostas são réplicas – “perfeitas”, em escala real, garante António Filipe Pimentel, director do MNAA -, para garantir a segurança dos originais, que permanecem na rua das Janelas Verdes.

As pinturas expostas foram seleccionadas em diálogo com as lojas, “para que fossem escolhidas obras que estivessem de acordo ou com o gosto particular ou com a vocação da loja”. Algumas disponibilizaram vitrines inteiras, e, naquelas em que as pinturas estão integradas na montra, há geralmente uma ligação entre a pintura e as peças expostas, seja a nível temático, de cores ou de materiais. 

Foi criado um percurso expositivo, que começa junto à Fnac e termina no Miradouro 360º do Amoreiras, apesar de esta última peça só poder ser visitada se comprar o bilhete para entrar no Miradouro. A visita livre pode ser feita a qualquer altura, mas também há visitas comentadas, que acontecem todos os domingos às 11h30, com duração de aproximadamente uma hora.

Veja mais vídeos PÚBLICO 360º.