Barack Obama

Oito anos depois, Obama voltou aos desportos radicais

O empresário britânico e fundador do grupo Virgin Richard Charles Branson, de 66 anos, convidou o ex-Presidente dos EUA a fazer uma visita às Ilhas Virgens Britânicas. “Uma das primeiras histórias que Barack me contou foi quando ele, pouco antes de se tornar Presidente, surfou várias ondas perigosas no Hawai", escreveu Branson sobre a sua experiência com Obama no site da sua empresa. "Após o entusiasmo, o novo chefe da sua equipa de segurança virou-se para ele e disse: ‘Esta será a última vez que irá surfar durante oito anos’".

Ao longo de dois mandatos, Obama abdicou de praticar qualquer desporto aquático ou outras actividades radicais pelas quais era apaixonado. Mas o convite do empresário após ter deixado a Casa Branca foi a oportunidade ideal para voltar ao mar passados oito anos.

“Sempre quis aprender a fazer foilboard”, disse Branson. “Por isso, decidimos fazer uma competição amigável: conseguiria Barack Obama aprender a fazer kitesurf mais depressa do que eu a fazer foilboard?” Ambos concordaram em agendar um dia para ver qual deles conseguia ficar de pé mais tempo em cima da prancha.

Durante dois dias intensos, Obama teve aulas de kitesurf, na praia de Necker. “Sendo antigo Presidente da América, estavam vários seguranças à sua volta, mas ele conseguiu relaxar e deixar-se levar pelo momento”, disse Branson, que logo percebeu que fazer foilboard era um desporto completamente diferente dos outros, e que um capacete e um colete seriam essenciais para se proteger da rapidez com que a prancha batia nas ondas. Obama começou por imitar os gestos de segurar na vela e colocar-se em cima da prancha na areia, até ganhar equilíbrio e controlo sobre o corpo já no mar.

Após várias quedas e insucessos, Richard Branson conseguiu percorrer 50 metros em cima da prancha, mas Obama ultrapassou-o. “Estava a sentir-me orgulhoso de mim próprio, até ver que Obama tinha percorrido 100 metros no seu kiteboard. Tive de tirar o capacete e celebrar a sua vitória”, contou Branson. “Para a próxima vez, que ganhe o melhor homem (britânico)!”, brincou Branson.