Contornar o trânsito pelo ar? Este drone pode ajudar

Um drone que voa a quatro metros do chão e percorre pequenas distâncias. Alunos do Instituto Nacional Politécnico do Camboja estão a construir um drone para tentar resolver os problemas de engarrafamento na capital, Phnom Penh.

Estudantes do Instituto Nacional Politécnico do Camboja estão a desenvolver um drone que voa a quatro metros do chão e percorre curtas distâncias. O drone foi construído com uma cadeira da sala de aulas, onde se senta o piloto, e oito hélices. Tem quatro baterias e, para já, uma capacidade de carregar 60 quilos a uma altura de cerca de quatro metros do chão durante dez minutos.

Lonn Vannsith, um dos alunos envolvidos no projecto, já experimentou voar neste aparelho e partilha a emoção. "Queríamos tentar resolver alguns problemas da nossa sociedade e por isso construímos este táxi-drone, que também poderá ajudar os bombeiros no combate aos incêndios. Por exemplo, nos edifícios mais altos, poderá transportar água ou a mangueira para os andares mais altos."

O aparelho, que até agora teve um custo de 17 mil euros, está ainda em fase de desenvolvimento. Os alunos esperam poder continuar a aperfeiçoá-lo durante os próximos dois anos.