Video 360

“Andar num carro clássico enche-nos a alma”

São carros que os apaixonaram na juventude ou que os acompanharam nalgum momento da vida, e por isso têm uma beleza e um valor especiais. Compram-nos e restauram-nos e, com a ideia de os tirar da garagem, de os mostrar, Joaquim Santos e Hugo José começaram a organizar encontros de Clássicos, na Quinta da Marialva, em Corroios - em 2012. Ao longo da estrada foram conhecendo pessoas que com eles partilhavam o amor pelos carros e, agora, ao 2.º domingo de cada mês, reúnem-se para trocar conhecimento - como, por exemplo, sobre onde encontrar peças para determinado modelo - , mostrar as aquisições e conviver.

Estes carros nunca passam despercebidos. “Os miúdos esboçam um sorriso ao ver um clássico passar”, conta Joaquim, acrescentando que são muitas as pessoas que o abordam quando está com algum dos seus clássicos, e que lhe contam histórias antigas que viveram dentro de carros iguais. Parte do desafio está, no entanto, em serem os próprios donos a restaurar os carros, quando os encontram. “Mandamos pintar, mandamos estofar. Problemas eléctricos vamos tratar com o electricista. Bate-chapas, pintura… Eu gosto de ter os carros como deve ser, todos arranjadinhos. Não é ter um clássico por ter um clássico.”

Actualmente, Joaquim tem 7 carros e 7 motas, mas este número está em constante alteração. “Parece que os carros vêm ter connosco. Tropeçamos neles e acabamos por comprar”, conta. Mas a garagem não está sempre a aumentar. Joaquim também vende carros que restaurou, ou troca-os por outros que queira. “Vão uns, vêm outros”, diz, mas não todos. Anos de experiência ensinaram-lhe que há carros que se vai arrepender de perder. 

Veja mais vídeos PÚBLICO 360º.