Síria

A mensagem da menina do Twitter de Alepo: "We shall overcome"

Aos 7 anos, Bana Alabed tornou-se uma das vozes da guerra na Síria através da sua conta no Twitter @AlabedBana. "Usámos o Twitter para fazer ouvir as vozes das crianças de Alepo no mundo", disse Bana em entrevista à Reuters. Na segunda-feira, 19 de Dezembro, ela e a família (incluindo os irmãos de 5 e 3 anos) conseguiram sair de Alepo com ajuda do governo turco. Esta quarta-feira foram recebidos pelo Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, no seu palácio de Ancara.

A conta do Twitter, que era gerida pela sua mãe, Fatemah, ultrapassou os 330 mil seguidores. Bana relatava, a partir de Alepo, a realidade de quem vivia no meio da guerra: cada post era uma prova de sobrevivência, mas também o registo de bombardeamentos, destruição. Agora, há fotografias de sorrisos e encontros com figuras de destaque, como o presidente turco. Ainda assim o sonho de Bana é voltar a Alepo como professora para ensinar os mais novos.

Logo após a saída da cidade, o jornalista sírio Hadi Al Abdallah perguntou a Bana se queria deixar uma mensagem em inglês. Bana respondeu: "We shall overcome someday" (Nós vamos superar isto um dia).