REVISTA_2

Uma casa, sete senhoras. E muitos fantasmas

Tito Mouraz apresenta em Lisboa, na galeria Módulo, um trabalho sobre os afectos com os lugares que julgamos compreender. A Casa das Sete Senhoras tem dado visibilidade internacional a um fotógrafo que se afirma no panorama nacional

Fotogaleria

ão há como fugir a isto: uma das maiores fornecedoras de matéria-prima da fotografia chama-se “experiência pessoal”. E com ela a memória e a lembrança. Na série Casa das Sete Senhoras, Tito Mouraz (Portugal, 1977) usa ainda os afectos e um “ferimento” relacionado com a “magia” e o “medo” que pairaram (ainda pairam) sobre um lugar, que é o lugar onde nasceu [o fotógrafo prefere não o identificar]. Dizia a lenda que na casa do Casal, assombrada até hoje, viviam sete senhoras, todas irmãs solteiras. Uma era bruxa e em noites de lua cheia, vestidas de branco, voavam da varanda para os ramos frondosos de um castanheiro, sobranceiro à rua. Daí seduziam os homens que passavam. A casa e as terras que a rodeiam ficaram envoltas numa aura de mistério, uma tensão subtil que Tito Mouraz conseguiu passar para as imagens que se mostram na galeria Módulo, em Lisboa, até ao dia 21 de Fevereiro.

Apesar desta familiaridade com o lugar, Tito Mouraz vasculhou a memória à procura de referências e quando isso não foi suficiente procurou conversar com pessoas que estão ligadas à terra “como as árvores”: “Saber como era antes de mim, ouvir e imaginar, foi tão importante como o acto de fotografar.”

A peça fundamental deste trabalho, uma casa, nunca se mostra (ainda existirá?), ausência que faz com que aumente a fantasmagoria. O que vemos é “apenas” aquilo e aqueles que a rodeiam — o absurdo na paisagem, as mudanças que esse espaço sofreu, o abandono a que foi sujeito, o envelhecimento dos que lá ficaram.

Tito Mouraz ganhou em 2013 o primeiro prémio internacional Emergentes DST dos Encontros da Imagem de Braga com este trabalho, bem como o primeiro lugar na leitura de portfólios Carpe Diem Arte e Pesquisa, em Lisboa. Na última edição do festival de fotografia minhoto, a Casa das Sete Senhoras teve a sua primeira apresentação pública. Depois, viajou para a Galiza e no final da exposição na Módulo seguirá para Paris, França, e Derby, Inglaterra.