China

A fotografia intimista de RongRong e Inri cada vez mais à vista de todos

O casal de artistas recebe este ano um prémio especial nos Sony World Photography Awards pela sua contribuição para o universo da fotografia.

Untitled No.25, 2008 RongRong & inri
Fotogaleria
Untitled No.25, 2008 RongRong & inri

Quando se conheceram, RongRong (China) e Inri (Japão) não falavam a mesma língua. Mas o interesse pela fotografia foi o suficiente para estabelecerem uma ligação. Um ano depois, começaram a trabalhar juntos e a desenvolver trabalhos fotográficos intimistas, onde a beleza do corpo humano se destaca sobre a natureza ou ambientes urbanos.

Em Abril deste ano, o casal de artistas irá receber um prémio especial nos Sony World Photography Awards pela sua contribuição para o universo da fotografia. RongRong e Inri influenciaram a fotografia contemporânea na China (e fora dela) pelos seus trabalhos visuais mas também pela criação do Three Shadows Photography Art Centre, em Pequim, o primeiro centro privado na China sem fins lucrativos dedicado exclusivamente à fotografia e vídeoarte.

“Há mais de 15 anos que eles contribuem pessoalmente para a indústria como um todo, criando espaços e recursos para que os artistas possam crescer”, disse numa conferência de imprensa Astrid Merget Motsenigos, directora criativa da World Photography Organization (WPO). "A fotografia de RongRong e Inri captou a intimidade que têm partilhado ao longo dos anos e apresenta as suas interpretações únicas em aclamadas histórias, colagens e instalações fotográficas”. O casal agradece o prémio e o apoio ao longo dos anos. “Este prémio encoraja-nos genuinamente a esforçar-nos ainda mais para o desenvolvimento da fotografia. Temos fé nesta carreira que escolhemos e amamos”. Para comemorar o prémio, estará patente de 22 de Abril a 8 de Maio na Somerset House, em Londres, uma exposição especial com trabalhos antigos e recentes da dupla. Será a primeira vez que o casal irá ter grande parte do seu trabalho exposto fora da Ásia, incluindo a série premiada Tsunami Stories

Sibila Lind

<i>In the Great Wall China No.3</i>, 2000
In the Great Wall China No.3, 2000 RongRong & inri
<i>Caochangdi, Beijing No.5</i>, 2008
Caochangdi, Beijing No.5, 2008 RongRong & inri
<i>Caochangdi, Beijing No.6</i>, 2011
Caochangdi, Beijing No.6, 2011 RongRong & inri
<i>Tsumari Story No.6-18</i>, 2012
Tsumari Story No.6-18, 2012 RongRong & inri
<i>Liulitun, Beijing No.1</i>, 2003
Liulitun, Beijing No.1, 2003 RongRong & inri
<i>Tsumari Story No.1-29</i>, 2012
Tsumari Story No.1-29, 2012 RongRong & inri
Retrato dos fotógrafos RongRong & Inri
Retrato dos fotógrafos RongRong & Inri RongRong & inri