PÚBLICO disponibiliza novo site para jovens leitores a partir do dia 22

Foto
São três as secções do P3: Cultura, Actualidade e Vícios DR

A partir de quinta-feira, dia 22, o PÚBLICO passa a oferecer aos seus leitores um novo projecto editorial. O P3 é um site informativo que será produzido por uma equipa mista de jornalistas do PÚBLICO e de profissionais de sites universitários, dirigido a jovens utilizadores, tantas vezes afastados das versões impressas dos jornais e que apenas consomem as notícias que lhes são recomendadas nas redes sociais.

Este projecto, cuja versão beta está disponível a partir de 22 deste mês, no mesmo dia em que o PUBLICO.PT faz 16 anos, resulta de um consórcio composto pelo PÚBLICO, Universidade do Porto e INESC Porto, financiado no âmbito do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN).

Trata-se de um projecto inovador, na medida em que esta é a primeira vez que é criado um produto editorial generalista para um público-alvo com estas características (jovens universitários e pós-universitários), mas também porque a parceria que lhe deu origem é igualmente inédita.

O P3 possui uma forte componente multimédia, de laboratório de investigação em jornalismo, pois funciona em articulação com a Licenciatura em Ciências da Comunicação da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, e de experimentação tecnológica, uma vez que foi desenvolvido por investigadores do INESC Porto.

O objectivo deste projecto em construção é explorar novas narrativas multimédia, pensadas em função da nova realidade dos media, e desenvolver a aplicação de novas ferramentas.

O P3 irá agregar conteúdos dos vários suportes do PÚBLICO e dos sites universitários, mas terá, igualmente, material próprio, quer seja em texto, fotografia, áudio ou vídeo. E, ao mesmo tempo, será um site de partilha, uma vez que a intenção é acabar com a distância entre emissor e receptor, publicando os melhores trabalhos dos utilizadores do site.

Cultura, Actualidade e Vícios

São três as secções do P3: Cultura, Actualidade e Vícios. A Cultura vive de forma autónoma e nela há espaço para o mp3, os Palcos, os Livros, o Design ou a Arquitectura. Na Actualidade coexistem os temas clássicos do Desporto, Economia ou Educação, de acordo com o ângulo de abordagem mais apropriado ao nosso público-alvo. A secção Vícios é uma espécie de suplemento, na qual serão destacados temas como a tecnologia, a moda ou as séries.


Por fim, o site contém uma área privada, à qual se acede por registo, que pode ser feito através de uma conta no Facebook, e na qual o utilizador pode seguir e ser seguido por outros leitores; personalizar as secções e os temas que pretende ler; e usufruir do Inspira-te, uma espécie de mosaico, que contém sugestões de vídeos, fotografias e textos que podem ou não ter sido publicados no site. Pquê? é o nome provisório desta área privada, pois o nome definitivo será atribuído pelos leitores.

Veja o vídeo sobre o P3 aqui
Sugerir correcção
Comentar