Oposição teve mais audiência do que Governo no caso das acções do Benfica

Foto
A maioria das notícias incluía a posição do Executivo, mas as peças sobre as reacções da oposição foram mais vistas PÚBLICO

Das 56 notícias que as televisões de sinal aberto e a SIC Notícias transmitiram sobre a alegada aceitação, pela Administração Fiscal, de acções do Benfica como garantia de uma dívida fiscal do clube, a maioria deu voz ao Governo. Todavia, foram as peças protagonizadas pela oposição que tiveram maior audiência média.

Segundo um estudo da MediaMonitor/Marktest, a polémica chegou a rivalizar, em destaque e cobertura, com o Campeonato Mundial de Futebol. A 4 de Junho, a matéria constituiu a abertura de quatro noticiários: Jornal Nacional, da TVI; Jornal das 9, da SIC Notícias; Jornal 2, da RTP2 e 24 Horas, da RTP1.

A RTP1 emitiu, sobre o caso, 15 peças; mais uma do que a TVI e quatro a mais do que a SIC. A RTP2 e a SIC Notícias passaram oito peças cada uma.

O primeiro canal da estação pública foi também aquele que mais tempo dedicou ao assunto. Do total de cerca de duas horas e um quarto de informação sobre a aceitação das acções da SAD, 34 minutos foram garantidos pela RTP1. A TVI dedicou ao mesmo assunto quase meia hora. A RTP2 usou 28 minutos e 45 segundos para abordar a questão. A SIC assegurou 25 minutos de notícias sobre a matéria e a SIC Notícias 16 minutos e meio.

O destaque dado pelo canal 2 da RTP merece ser referido, dado que, embora tendo feito menos notícias que os restantes canais generalistas e transmitindo apenas um noticiário por dia (Jornal 2), ultrapassou, em tempo, a cobertura dada pelos canais de Carnaxide.

Do total de 56 notícias sobre o alegado negócio fiscal entre as Finanças e o Benfica, 23 tiveram como protagonista membros do Governo, com particular destaque para a ministra da tutela, Manuela Ferreira Leite, e o próprio chefe do Executivo, Durão Barroso.

Segundo o estudo em apreço - com base no serviço e-Telenews da MediaMonitor e dados do Audipanel da Marktest, que analisou todos os noticiários das televisões de sinal aberto mais o Jornal das 9 da SIC Notícias - as notícias em que foi dada voz a membros da oposição foram 21. Sublinhe-se, contudo, que algumas destas peças ouviram tanto os pontos de vista da oposição como os do Governo. A RTP1 e a SIC foram as mais equilibradas deste ponto de vista, já que, em ambas, as peças em que o Governo e a oposição surgiram como protagonistas foram em igual número, tendo a RTP1 transmitido sete peças com cada um desses protagonistas e a SIC quatro. Já a TVI passou mais duas notícias com o Governo do que as quatro em que ouviu a oposição. O segundo canal da TV estatal exibiu mais uma peça com membros do Executivo como protagonistas do que as três em que deu destaque à oposição. A SIC Notícias foi a única em que a oposição foi ouvida em mais peças do que o Governo: a oposição protagonizou três peças, o Executivo duas.

Apenas cinco notícias sobre o tema abordaram a reacção do Benfica ao episódio, sendo que a TVI e a RTP2 não passaram qualquer peça sobre comentários ou a posição do clube.

A audiência média das notícias protagonizadas pela oposição foi, em todos os canais, igual ou superior à das peças em que interveio um membro do Governo. Só na RTP2 e na SIC Notícias os dois tipos de notícias tiveram a mesma audiência média: 2,8 e 0,1 por cento, respectivamente.

Sugerir correcção
Comentar