Minho Campus Party: PT testa novo protocolo e oferece largura de banda recorde

Foto
O evento de Braga terá com 1700 computadores ligados Inácio Rosa/Lusa

A Portugal Telecom (PT) anunciou hoje que vai testar no Minho Campus Party um novo protocolo de ligação à Internet e oferecer uma largura de banda 20 vezes superior à dos melhores clientes empresariais.

O Minho Campus Party é o maior evento de informática e novas tecnologias que se realiza em Portugal, reunindo no Estádio Municipal de Braga cerca de 1500 pessoas, entre hoje e domingo.

A PT vai fornecer para o evento - que terá 1700 computadores ligados - uma largura de banda recorde de 465 megabits por segundo (Mbps), capacidade que supera o triplo da banda larga alocada às três grandes cidades minhotas de Braga, Viana do Castelo e Guimarães.

A PT precisa que instalou no Estádio Municipal de Braga, onde decorre o festival, três acessos à Internet de banda larga ATM (Assyncronous Transfer Mode) a 155 Mbps, ligados directamente à central da Telepac do Porto, assegurando os 465 Mbps referidos durante as 112 horas do evento.

A empresa afirma que esta elevada capacidade disponibilizada vai facilitar muito os milhares de "downloads" (importações de ficheiros) previstos, a execução de jogos interactivos, vídeos e aplicações em tempo real que irão ser utilizadas no festival. Será também testado um novo protocolo de ligação à Internet, denominado IPV6, que a operadora considera ser "o futuro" da ligação à rede.

Esta quarta edição do Minho Campus Party utilizará 15 mil metros de fibra óptica e 30 mil cabos de rede, destaca a Associação Industrial do Minho.

O Minho Campus Party abriu portas para instalação dos participantes às 10h00 de hoje, mas a maratona informática tem arranque marcado apenas para a meia-noite de quinta-feira e inauguração agendada para as 17h00 do mesmo dia.

Cada um dos inscritos terá de trazer um saco-cama, o seu computador e pagar 80 euros, valor que lhe dá direito a uma tenda, refeições e acesso à Internet.

Sugerir correcção
Comentar