Dez anos de jornalismo digital juntam profissionais e académicos em Braga

Foto
Encontro realiza-se nos dias 2 e 3 de Junho David Clifford/PÚBLICO

Jornalistas e investigadores vão analisar nos dias 2 e 3 de Junho, na Universidade do Minho (UM), em Braga, a evolução do jornalismo digital em Portugal desde o seu aparecimento, há dez anos.

As jornadas "10 anos de jornalismo digital em Portugal" são organizadas pelo Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da UM, que tem demonstrado nos últimos anos "apetência para fomentar os novos meios", disse hoje à Lusa Luís António Santos, da comissão organizadora.

Depois da realização do "I Encontro Nacional sobre Weblogs", em Setembro de 2003, a UM pretende agora contribuir para uma "reflexão alargada sobre o passado" do jornalismo digital e, "sobretudo, apontar possíveis pistas de acção futura".

As jornadas vão contar com a participação dos directores do PUBLICO.PT, José Vítor Malheiros; do Diário Digital, Filipe Rodrigues da Silva; da SIC Online, Lourenço Medeiros; e de um jornalista do "Jornal de Notícias", o primeiro órgão de comunicação social português a colocar a sua edição na Internet (Julho de 1995).

O encontro vai juntar também alguns dos principais investigadores e docentes universitários portugueses desta área, entre os quais o jornalista do PÚBLICO António Granado (Universidade de Coimbra), Hélder Bastos (Universidade do Porto) e João Canavilhas (Universidade da Beira Interior), num painel que contará ainda com a presença de Xosé Lopez, da Universidade de Santiago de Compostela, em Espanha.

Para "contextualizar o caso português na cena internacional" e apontar tendências futuras, vão estar presentes dois dos maiores especialistas internacionais de jornalismo digital/ciberjornalismo, o espanhol Ramón Salaverría e o brasileiro Rosental Calmon Alves.

Ramón Salaverría é director do Laboratório de Comunicação Multimédia da Faculdade de Comunicação da Universidade de Navarra e autor de várias obras sobre jornalismo digital, entre as quais "Redacción Periodística en Internet" (2005) e "Manual de Redacción Ciberperiodística" (2003), este em co-autoria com Javier Díaz Noci.

Rosental Calmon Alves é director do Knight Center for Journalism in the Americas, da Universidade do Texas, em Austin, Estados Unidos, centro que fundou em 2002 para formação presencial e à distância (através da Internet) de jornalistas da América Latina e Caraíbas.

Sugerir correcção
Comentar