Vereador do movimento Cidadãos por Coimbra renuncia ao mandato

José Augusto Ferreira da Silva refere “alterações na política” do movimento para deixar o cargo.

Foto
Sergio Azenha

O único vereador eleito pelo movimento Cidadãos por Coimbra (CpC), José Augusto Ferreira da Silva, anunciou nesta segunda-feira a renúncia ao mandato. O vereador cessante fundamenta a sua decisão com cisões no seio do CpC, entendendo que está em causa a independência do movimento face aos partidos.

Num texto lido no início da reunião de executivo camarário desta segunda-feira, Ferreira da Silva afirmou que “recentes alterações na política do CpC puseram em causa, de forma irremediável”, a independência do movimento e “consequentemente, ficou posta em causa” a sua relação com o Cidadãos.  

O vereador cessante entende que o seu mandato resultava de uma “dupla legitimidade: o voto popular, por um lado; a escolha efectuada pelo Grupo de Cidadãos para encabeçar a lista candidata, por outro”. Depois de ler a declaração, José Augusto Ferreira da Silva abandonou a reunião.

O número dois da lista é Pedro Bingre do Amaral, que substitui Ferreira da Silva nas reuniões do executivo em caso de falta. Ao PÚBLICO, Bingre do Amaral diz que está ainda a ponderar se assume o cargo e que a decisão terá primeiro que ser comunicada à direcção do CpC.

Dois vereadores do PS, o partido que detém a maioria em Coimbra, ressalvando as divergências ideológicas com Ferreira da Silva, elogiaram o desempenho do vereador cessante. ”Embora nem sempre de acordo com ele”, João Paulo Barbosa de Melo, da bancada social-democrata, destacou também o trabalho e a seriedade de Ferreira da Silva.

O CpC apresentou-se às eleições autárquicas de 2013 como movimento independente, mas com o apoio do Bloco de Esquerda. Para as eleições deste ano, o Bloco já anunciou novo apoio à candidatura do Cidadãos por Coimbra. A escolha dos integrantes das listas para as autárquicas deste ano está agendada para 23 de Abril.

José Augusto Ferreira da Silva era também o coordenador do movimento desde o ano da sua constituição, mas optou por não se submeter a votos neste ano. Uma nova direcção do Cidadãos por Coimbra foi votada no passado dia 9 de Abril, tendo sido eleito José Dias para coordenador do movimento.

Antes, no final de Março, 16 aderentes do movimento, assinaram uma declaração defendendo que “um movimento desta natureza deve procurar tornar-se imprescindível na governação da cidade”. O grupo de subscritores, entre os quais estão José Augusto Ferreira da Silva, Bingre do Amaral e o líder da bancada municipal do Cidadãos, José Reis, manifestava-se a favor do “alargamento do CpC” e da luta “por uma efectiva influência na governação da cidade”.

Sugerir correcção
Comentar