"Verdes" querem parqueamento para bicicletas à entrada de serviços

Foto
Os Verdes pedem também que sejam criados espaços que permitam aos utilizadores deixar as bicicletas junto às estações Adriano Miranda/PÚBLICO (arquivo)

O grupo municipal de "Os Verdes" vai propor à Câmara de Lisboa que instale parqueamentos para bicicletas na entrada de serviços públicos, bibliotecas, escolas, jardins e pistas cicláveis, a fim de incentivar o uso deste meio de transporte.

A recomendação de "Os Verdes", que vai ser discutida na Assembleia Municipal de Lisboa, terça-feira, refere o exemplo de outras autarquias que têm vindo a promover o uso da bicicleta como forma de lazer e meio de transporte não poluente.

É o caso de Oeiras e Cascais, que dispõem de ciclovias, parques e bicicletas de utilização gratuita, ou de Odivelas que criou recentemente pistas e dispõe de parqueamentos para bicicletas junto às estações do Metro do Senhor Roubado e de Odivelas.

"Os Verdes" pedem também à câmara que elabore campanhas de sensibilização deste meio de transporte e efectue diligências junto de transportadoras como o Metro, CP, Soflusa e Transtejo (fluviais) para criarem espaços que permitam aos utilizadores deixar as bicicletas junto às estações.

Uma outra recomendação a apresentar na Assembleia Municipal prende-se com os níveis de ozono.

O grupo ecologista considera que a divulgação feita pelas Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional quando a concentração deste poluente ultrapassa limites que podem prejudicar a saúde não chega aos cidadãos em tempo útil.

Por isso, propõem que a autarquia assuma um papel activo nesta divulgação, informando os munícipes através de painéis electrónicos ou da página da Internet da câmara.

Sugerir correcção
Comentar