Universidade de Vila Real disponibiliza bicicletas à comunidade académica

O objectivo é promover uma mobilidade mais saudável na comunidade académica.

Foto
Adriano Miranda

A Universidade de Vila Real anunciou esta sexta-feira que vai disponibilizar bicicletas à comunidade académica, no âmbito de um plano de mobilidade que visa incentivar hábitos de utilização deste modo de transporte mais amigo do ambiente.

Este projecto resulta de uma candidatura da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) ao "U-Bike Portugal", um programa de âmbito nacional coordenado pelo Instituto da Mobilidade e dos Transportes.

"Com o 'U-Bike UTAD' queremos incentivar formatos de mobilidade mais saudável e amigos do ambiente na comunidade académica. A UTAD está inserida num eco campus, pelo que fomentar esta prática constitui uma aposta em estilos de vida saudáveis no campus e na educação ambiental de jovens", afirmou, em comunicado, o reitor da academia, Fontainhas Fernandes.

No âmbito desta candidatura, a UTAD vai disponibilizar à comunidade académica bicicletas, em regime de cedência temporária, na sua maioria eléctricas, 'kits' de segurança, locais de parqueamento e acções de sensibilização e de divulgação, visando uma utilização de longa duração por forma a criar hábitos de utilização deste modo de transporte.

A adesão ao "U-Bike" permitirá ainda, segundo o reitor, "uma redução de despesa com transportes aos aderentes e uma reorganização do espaço disponível para o parque automóvel e para as bicicletas".

Amadeu Borges, pró-reitor da UTAD e responsável pelo projecto, acrescentou que a implementação deste projecto "vai permitir uma redução nas emissões de CO2, através da substituição efectiva de 210 automóveis, por 300 bicicletas (270 eléctricas e 30 convencionais).

Este projecto financiado pelo Programa Operacional da Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), vai potenciar ainda as futuras infra-estruturas de mobilidade amiga do ambiente, previstas no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano de Vila Real e promovidas pelo município de Vila Real, no quadro do Norte 2020.

Este plano de mobilidade vai ser apresentado no início do ano lectivo e prevê a ligação por ciclovia entre a cidade e o campus universitário.

A ciclovia vai abranger todo o campus da UTAD, onde se situa o maior jardim botânico da Península Ibérica.

O plano de mobilidade da academia prevê também a melhoria de diversos trilhos pedonais e a valorização de pontos de observação da natureza, bem como o condicionamento do trânsito automóvel nas zonas de maior interesse botânico.

A intervenção no campus prevê que, até ao final de 2016, o seu "centro histórico" passe a alojar todos os serviços da universidade e estruturas de apoio aos estudantes.

Sugerir correcção
Comentar