Universidade de Évora atribui o grau Honoris Causa a Siza Vieira e a José Cutileiro

Os dois homenageados estão ligados à cidade alentejana, o primeiro pelo projecto do Bairro da Malagueira, de que é autor, e o segundo por ser filho da terra.

Foto
“O maior arquitecto do mundo”, repetem os escoceses Manuel Roberto

O arquitecto Siza Vieira e o embaixador José Cutileiro vão receber o grau Doutor Honoris Causa atribuído pela Universidade de Évora (UE). No caso do arquitecto Siza Vieira, a instituição académica refere que a outorga do título é justificada “pelo seu mérito artístico e cultural, no contexto da arquitectura nacional e internacional, no momento em que a UE reequaciona e reforça a sua implantação no domínio das Artes, e Évora, como cidade, se encontra num processo de robustecimento do seu estatuto de Património Mundial”.

A decisão da Universidade de Évora realça ainda “a relevância do arquitecto Siza Vieira na construção do sentido urbano de uma cidade é mais do que reconhecida e dela é exemplo a sua obra construída em Évora”, nomeadamente o bairro da Malagueira.

O conjunto habitacional da Malagueira foi desenvolvido como uma comunidade suburbana na periferia de Évora. Está implantada numa área de 27 hectares, apresentando construções de dois pavimentos, totalizando 1200 habitações, que foram construídas ao longo de duas décadas.

As residências de Malagueira são de dois tipos: ou com um com pátio de entrada ou com pátio de fundos. Ambos apresentam terraços no segundo nível e podem ser combinados de várias maneiras. As casas foram projetadas para permitir a construção de mais quartos, de acordo com as necessidades e possibilidades de cada família.

Quando, em 2008, Siza Vieira foi questionado sobre este projecto, mereceu-lhe um breve desabafo: “O Bairro da Malagueira, em Évora, está trucidado... trucidado”.

Siza Vieira projectou ainda para o bairro da Malagueira, a igreja e centro paroquial de São João Bosco, restaurante e sala de chá, uma clínica, centro social e um estudo para o centro de línguas.  

Quanto ao embaixador José Cutileiro, a Universidade de Évora vai “prestigiar o Antropólogo, Diplomata, Embaixador, Alentejano, nascido em Évora e uma das figuras maiores da intelectualidade da segunda metade do século XX português. Com uma carreira internacional de prestígio e importantes serviços prestados ao país na área da política externa e ao Alentejo em particular, sobretudo no domínio das ciências sociais, o seu trabalho magistral ficará para sempre como uma obra de referência nos estudos da Antropologia social do século XX.”

Cutileiro estudou arquitectura e medicina em Lisboa, diplomou-se em antropologia social e doutorou-se em Oxford, em 1968, e ensinou na London School of Economics. Em 1974, a convite de Mário Soares, juntou-se ao serviço diplomático. Foi embaixador em Maputo e Pretória e coordenador da Conferência Europeia sobre a ex-Jugoslávia. De 2001 a 2004 foi professor no Institute for Advanced Study de Princeton e de 2005 a 2014 conselheiro especial do presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso. Publicou dois livros de versos, uma monografia antropológica (Ricos e Pobres no Alentejo) um ensaio sobre a crise jugoslava, artigos sobre relações internacionais e, sob o nome de A.B. Kotter, Bilhetes de Colares, Grande Prémio da Crónica da A.P.E.  

A cerimónia da outorga do grau Doutor Honoris Causa vai decorrer na Sala de Actos da Academia na próxima sexta-feira, dia 16 de Outubro, a partir das 15h00.

Sugerir correcção
Comentar