Turismo do Norte apoia criação de parque de campismo no Porto

Clube de Campismo do Porto defende também a criação de um espaço para autocaravanismo no perímetro da cidade.

Foto
A cidade do Porto perdeu o seu único parque de campismo há dez anos Miguel Manso

A cidade do Porto perdeu o seu único parque de campismo há 10 anos e a autarquia não prevê a construção de estruturas desse género. No entanto, o Turismo do Norte declara-se disponível para apoiar entidades públicas a responder a esse nicho de mercado.

Em entrevista à Lusa, a presidente do Clube de Campismo do Porto, Laura Castro, contou que há turistas que contactam aquela associação interessados em saber se existe algum parque de campismo na cidade do Porto. Há também muitos turistas a pedir informação sobre espaços autorizados para estacionar as autocaravanas.

A resposta que o Clube de Campismo do Porto tem dado aos turistas é a de que a cidade não tem um parque de campismo, nem um parque oficial para caravanas, pelo que direcciona os turistas para o parque de campismo de Esmoriz, no distrito de Aveiro, a 30 quilómetros do Porto, ou para os parques de campismo de Vila Nova de Gaia e Angeiras, Matosinhos.

A presidente do Clube de Campismo do Porto observa que se por um lado a cidade do Porto “oferece preços de hotelaria concorrenciais” com um parque de campismo, por outro lado não existe um parque para caravanas e autocaravanas na cidade. “Pensamos que no perímetro da cidade falta um espaço de estacionamento para autocaravanas”, afirma Laura Castro.

O Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP) disse à Lusa que “há necessidade” de ter resposta para o turista que prefere utilizar os parques de campismo. Aquela entidade assume mesmo estar disponível para acompanhar as entidades públicas que queiram colmatar essa falta.

“Hoje temos unidades de grande qualidade, que vão dos hostels aos quatro e cinco estrelas, temos nichos de mercado para todo este tipo de oferta. Entendemos também que há necessidade, hoje no Porto, de ter oferta para este perfil de turista que prefere ainda, acima de tudo, utilizar os parques de campismo”, declarou Melchior Moreira, presidente do TPNP.

A Lusa questionou, via correio eletrónico, a Câmara Municipal do Porto sobre se previa incluir no orçamento de 2016 ou num futuro orçamento alguma verba para a execução de um parque de campismo para a cidade ou de um parque de estacionamento para caravanas. A resposta que chegou, através do adjunto do presidente da Câmara do Porto, foi a de que “nesta altura não está prevista a construção de qualquer parque de campismo na cidade do Porto”.

O antigo parque de campismo da cidade, que encerrou em 2006, funcionava na Quinta da Prelada, um espaço da Santa Casa da Misericórdia do Porto onde vai ser criado o “Parque da Prelada”. Este espaço vai “abrir ao público em breve” e reúne valências na área da Cultura, Lazer e Desporto, lê-se na página da Internet da Santa Casa da Misericórdia. O Centro Hípico Internacional do Porto está atualmente alojado nesse mesmo espaço, ocupando uma área de cinco dos 17 hectares do Parque da Prelada.
 

Sugerir correcção
Comentar