Troço da Linha do Norte entre Gaia e Valadares vai ser modernizado

Obra de cinco milhões de euros arranca em Agosto e deve estar terminada em Abril de 2018.

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A reabilitação que vai começar em Agosto abrande 4,3 quilómetros de linha em Gaia Rita Franca

O novo troço ferroviário Valadares-Gaia, empreitada integrada na modernização da Linha do Norte e orçada em cinco milhões de euros, arranca em Agosto próximo e termina em Abril de 2018, anunciou esta quarta-feira a empresa Infra-estruturas de Portugal (IP). "Vai ser concretizada uma renovação integral da via [ferroviária] entre Valadares e Gaia, numa extensão de 4,3 quilómetros, tendo em vista o objetivo de modernização do troço Ovar-Gaia da Linha do Norte, onde circulam em média 190 comboios por dia", avançou a IP.

O anúncio foi feito numa cerimónia para o lançamento do concurso público para a empreitada de modernização do troço Valadares-Gaia que decorreu hoje na Estação de General Torres, em Vila Nova de Gaia, com a presença do ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques. A empreitada vai ter um prazo de execução de "240 dias", com um preço base de "4,7 milhões de euros" "mais 800 mil euros de custo de materiais fornecidos pela IP, e a previsão do arranque da obra é "Agosto de 2017", devendo terminar em "Abril de 2018", acrescentou Carlos Fernandes, vice-presidente da IP.

"A linha do Norte é o principal eixo nacional (...) e é utilizada todos os dias por mais de 600 comboios (...). Já foram investidos 1.400 milhões de euros até ao momento na Linha do Norte. A modernização já leva cerca de 20 anos e faltam agora quatro intervenções para terminar", referiu Carlos Fernandes, enumerando as obras em Bobadela, Vale de Santarém/Entroncamento, Alfarelos-Pampilhosa e Ovar-Gaia, esta última por onde passam quase "200 comboios por dia".

O Ministro do Planeamento e das Infraestruturas recordou que o troço Ovar-Gaia é "um dos mais congestionados" e "mais densamente utilizados da Linha do Norte" e referiu que aquela linha "precisava de modernização". "Vamos fazer uma renovação integral de via, impressionante até como obra de engenharia. Melhoramos a questão da sinalização de via, melhoramos a questão das passagens de nível, reforçando a segurança para os cidadãos, suprimindo passagens de nível, com desnivelamentos nalguns casos. É a criação de condições para uma melhor circulação ferroviária dos passageiros (...), em articulação com toda a renovação dos Alfas", referiu o ministro Pedro Marques.

Em paralelo ao lançamento da empreitada do troço Valadares-Gaia, integrada na modernização da Linha do Norte, foi também lançado esta quarta-feira um "concurso público para a melhoria das acessibilidades pedonais à Estação de General Torres", em Vila Nova de Gaia, cuja intervenção vai ter um custo de "435 mil euros" e um prazo de execução de "120 dias", prevendo-se que esteja concluída no quarto trimestre de 2017.

O objectivo é garantir "acessos pedonais mais cómodos e seguros para todos os utentes, responder às necessidades específicas das pessoas com mobilidade condicionada, melhorar o interface das Estações de General Torres da Linha do Norte e da Linha Amarela do Metro do Porto e promover uma maior utilização do transporte público ferroviário", justifica a IP no comunicado de imprensa entregue hoje aos jornalistas.

Com esta empreitada, o ministro está convicto que se está a fazer uma "melhor mobilidade urbana" e uma "intermodalidade" com a rede ferroviária nacional e suburbana. O ministro referiu ainda que as obras nas linhas ferroviárias demoram "mais tempo", porque é "apenas feito à noite", durante cinco ou seis horas, "para que os comboios possam circular durante o dia".

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