Monchique e Silves organizam trail para apoiar lince ibérico

A segunda edição do Trail do Lince acontece no dia 8 de Outubro.

Foto
O trail curto realiza-se em Silves, sendo que o percurso maior será feito em Monchique. Arquivo/Público

Os concelhos de Monchique e Silves, no Algarve, vão receber a segunda edição do Trail do Lince, em que os participantes podem percorrer os trilhos do lince ibérico, ao mesmo tempo que apoiam a preservação deste felino.

A segunda edição do Trail do Lince decorre a 8 de Outubro e vai contar com uma caminhada sem carácter competitivo de cerca de 12 quilómetros, de "cariz lúdico e familiar", um 'trail' de 12 quilómetros, com um desnível acumulado de 800 metros, e um 'trail' de cerca de 30 quilómetros, informou esta quarta-feira a Câmara Municipal de Silves.

A caminhada e o 'trail' curto realizam-se no concelho de Silves, sendo que o percurso maior será feito em Monchique, acrescentou.

O 'trail' curto e a caminhada têm um custo individual de dez euros e o 'trail' longo de 15 euros.

Além do preço do bilhete, é condição da participação "adoptar" o lince ibérico, através da aquisição do peluche do World Wide Fund (WWF), que custa 19,99 euros, sendo que cinco euros são doados à Liga para a Protecção da Natureza (LPN) e ao WWF.

O evento procura sensibilizar a população para a necessidade de preservação do lince ibérico em Portugal.

Em Portugal, os territórios de distribuição histórica da espécie são: Sítio de Rede Natura de Monchique, Sítio de Rede Natura do Caldeirão, Parque Natural do Vale do Guadiana, Sítio de Rede Natura de Moura/Barrancos e Parque Natural Serra da Malcata.

Segundo a autarquia de Silves, a iniciativa é organizada pela agência de marketing Fire! e pela Associação Algarve Trail Running e conta com a chancela da WWF e da Liga para a Protecção da Natureza.

Sugerir correcção
Comentar