Três vereadores da maioria PS de Barcelos renunciam aos pelouros

Foto
Miguel Costa Gomes está a cumprir o seu segundo mandato como presidente da Câmara de Barcelos Paulo Pimenta/Arquivo

Três vereadores do PS na Câmara de Barcelos anunciaram nesta sexta-feira a renúncia aos pelouros que detinham, após conhecida a decisão do presidente de esvaziar de competências o seu número dois, Domingos Pereira, também presidente da concelhia socialista.

Domingos Pereira disse à Lusa que renunciaram aos pelouros os vereadores Carlos Brito, Alexandre Maciel e Elisa Braga. “Sendo assim, só ficam com pelouros o presidente da Câmara e a vereadora Armandina Saleiro”, acrescentou.

O presidente da Câmara de Barcelos, Miguel Costa Gomes, informou, em comunicado, que chamou a si os pelouros da Gestão Económica e Financeira, Recursos Humanos e o Desenvolvimento Económico, até aqui detidos pelo vereador Domingos Pereira.

Contactado pela Lusa, Domingos Pereira disse que foi uma “decisão unilateral” do presidente e que tomou conhecimento dela “por terceiros”.

No comunicado, Costa Gomes refere que, no uso das suas competências legais, “procedeu, hoje, através de despacho, à redistribuição dos pelouros da Câmara Municipal, chamando a si os Pelouros de Gestão Económica e Financeira, Recursos Humanos e Desenvolvimento Económico”. A Lusa tentou ouvir Costa Gomes, mas ainda sem sucesso.

Miguel Costa Gomes está a cumprir o seu segundo mandato como presidente da Câmara de Barcelos, sempre com Domingos Pereira como número dois.

Este ano, o PS/Barcelos decidiu abrir um “inédito” processo de auscultação dos órgãos concelhios e dos presidentes de junta e vereadores eleitos pelo partido para escolher o candidato à câmara, nas autárquicas de 2017.

Numa primeira fase, os presidentes de junta do PS e os membros do Secretariado e da Comissão Política Concelhia, num total de mais de 120 pessoas, foram convidados a pronunciarem-se, por voto secreto, sobre o candidato da sua preferência.

Os resultados da votação não foram oficialmente divulgados mas, segundo os jornais locais de Barcelos, Domingos Pereira foi o escolhido “por larga margem”.

Os nomes mais votados deverão ser, em breve, sufragados numa sondagem a nível do concelho, segundo um acordo anteriormente firmado entre Domingos Pereira e Costa Gomes.

 

Sugerir correcção
Comentar