Transtejo confirma "pequenas avarias" que originaram algumas supressões

Vários navios da Transtejo e da Soflusa, do grupo Transtejo, estão parados devido a avarias e falta de certificados, disse fonte sindical, que exige uma reunião com o Governo.

Foto
Fabio Augusto

O grupo Transtejo, responsável pelas ligações fluviais entra Lisboa e a margem sul do Tejo, disse esta quarta-feira que registou na última semana "pequenas avarias" em alguns navios, mas apontou haver uma taxa de cumprimento do serviço de 98% em 2016.

"Em relação às supressões pontuais que surgiram esta semana, há a relatar uma invulgar contabilização de pequenas avarias num número alargado de navios, que obrigou a uma gestão dinâmica da frota, dentro das potencialidades de cada navio, de forma a mitigar, tanto quanto possível, as dificuldades que surgiram nas diferentes ligações fluviais", refere o grupo Transtejo numa resposta enviada à Lusa.

Vários navios da Transtejo e da Soflusa, do grupo Transtejo, estão parados devido a avarias e falta de certificados, disse à Lusa fonte sindical, que exige uma reunião com o Governo.

Representantes dos trabalhadores, sindicatos, utentes e autarquias deslocaram-se esta quarta-feira ao Ministério do Ambiente (que tutela os transportes urbanos) para entregar um documento a dar conta da situação actual das transportadoras Transtejo e da Soflusa e para exigir uma reunião urgente com o executivo.

O grupo Transtejo explica que conta com 25 navios com condições de exploração em serviço público. "A gestão destes 25 navios é realizada com base no planeamento de cumprimento das rotinas de conservação, reparação programada, requisitos de segurança e renovação de certificados de navegabilidade, o qual obriga a que, com periodicidade bienal, todos os navios realizem estes trabalhos em seco", salienta.

A resposta acrescenta que o plano de geral de actividade conjuga todas estas necessidades de forma a ter a disponibilidade necessária de 15 navios para realizar o serviço programado. "O plano tem vindo a ser assegurado, bem como a disponibilidade de frota para realização pontual de substituições para fazer face a situações inesperadas, contabilizando-se no acumulado do ano de 2016 uma taxa de cumprimento do serviço programado de cerca de 98%", frisa.

O grupo Transtejo acrescenta que a operação nas várias ligações fluviais da Transtejo/Soflusa "são muito diferentes", o que leva a que haja navios específicos para as diferentes ligações.

Sugerir correcção
Comentar