Transportes públicos reforçam operação durante o Nos Primavera Sound

O NOS Primavera Sound, que vai decorrer de 9 a 11 de Junho, obrigou a um reforço dos serviços dos transportes públicos que servem a cidade (autocarros STCP, Metro do Porto e Comboios de Portugal).

Foto
A maioria dos espectadores viaja em grupo para assistir ao Nós Primavera Sound Paulo Pimenta

Mais de 50 nomes compõem o cartaz da edição de 2016 do festival NOS Primavera Sound, que tem palco no Parque da Cidade do Porto. De 9 a 11 de Junho, nomes consagrados da música e, por outro lado, grupos emergentes atraem milhares de festivaleiros. A pensar nisso, a organização do NOS Primavera Sound anunciou esta terça-feira, em comunicado, que a STCP, a Metro do Porto e a Comboios de Portugal (CP) vão reforçar a operação nos dias do festival, para “permitir que o público se desloque comodamente e em segurança de e para o Parque da Cidade”.

A STCP vai disponibilizar um serviço especial de ligação directa entre a Praça Cidade Salvador, junto à Rotunda da Anémona, e a Avenida dos Aliados, na baixa do Porto, com paragens na Avenida da Boavista, na Praça da Galiza e na Cordoaria, durante as madrugadas dos dias 10, 11 e 12 de Junho entre as 00h20 e as 7h. As linhas 200, 203, 205, 500, 501, 502, 1M, que habitualmente servem a zona envolvente do Parque da Cidade, vão ver a sua oferta reforçada . A linha 200 será prolongada até à Praça Cidade Salvador, entre as 16h e as 21h. Já a linha 205 vai estar disponível durante a noite entre a Praça Cidade Salvador e a Areosa. A organização refere ainda que “as principais paragens da STCP que dão acesso ao NOS Primavera Sound estarão também assinaladas com placa de paragem identificativa do evento”.

Para quem quiser deslocar-se de metro, a estação de Matosinhos Sul é a mais indicada. A Linha Azul (A) vai funcionar todos os dias entre as 6h e a 1h, sendo a sua frequência de 10 minutos até às 20h e de 15 minutos daí em diante até ao encerramento do serviço. Os utentes que necessitem fazer transbordo poderão fazê-lo na estação da Senhora da Hora para as linhas Vermelha (B), Verde (C), Violeta (E) e Laranja (F) e na Trindade (no centro da cidade) para a Linha Amarela (D). 

Nas noites de sexta-feira e de sábado (dias 10 e 11), o Metro do Porto vai circular durante 24 horas na linha Amarela (D), que liga o Hospital de S. João a Santo Ovídio, e na linha Azul (A), entre o Estádio do Dragão e a Senhora da Hora.

A CP faz ligações de âmbito nacional ao apresentar serviços de longo curso, desde Faro, Beja, Évora, Lisboa; serviços regionais, de Valença/Viana do Castelo, Pocinho/Régua, Coimbra/Aveiro; e urbano, provenientes de Braga, Guimarães, Marco de Canaveses e Aveiro, todos com destino ao Porto. E vai ainda apresentar “um conjunto de descontos especiais” para os festivaleiros que tenham passe geral ou bilhete para o NOS Primavera Sound. Vai ser feito um desconto de 30% de desconto nas viagens (2ª classe), de ida e de volta, do serviço Intercidades, Regional, ou Inter-regional, da oferta regular, com origem em qualquer estação e com destino a Porto Campanhã ou a Porto São Bento. O desconto é válido entre os dias 8 e 12 de Junho de 2016.

Nos comboios Urbanos do Porto, uma viagem de ida e volta vai custar 2€, com destino/origem em Porto Campanhã ou em Porto São Bento. Um desconto que é válido no dia do evento até às 12h do dia seguinte.

A organização anunciou ainda que dentro do recinto do festival estará uma Loja Andante de atendimento e venda de títulos de transporte para autocarros, metro e comboios urbanos, a funcionar entre as 18h e as 2h. A CP terá um espaço próprio, entre as 16h e as 24h, para esclarecer as dúvidas dos utentes sobre as viagens de comboio. Na Praça Cidade Salvador vai estar ainda um posto de venda de títulos da STCP.

Na edição 2015 do NOS Primavera Sound, mais de 78 mil espectadores estiveram presentes nos três dias festival. 

Texto editado por Ana Fernandes

Sugerir correcção
Comentar