Terceira Casa da Acreditar começou a ser construída no Porto

Depois de Lisboa e do Funchal, a Associação de Pais e Amigos de Crianças com Cancro vai abrir na Invicta a sua terceira casa, que pretenderá acolher cerca de 100 famílias anualmente de forma gratuita.

Foto
Além da logística ligada à condição das crianças, a casa terá 16 quartos, uma cozinha, várias salas de convívio e espaços exteriores Miguel Manso

A Acreditar - Associação de Pais e Amigos de Crianças com Cancro iniciou a construção, no Porto, da terceira Casa Acreditar, que acolherá gratuitamente cerca de 100 famílias por ano durante os tratamentos da doença dos filhos, anunciou hoje a instituição.

"Neste ano que agora começa, a Acreditar inicia o projecto de construção de mais uma casa que acolherá gratuitamente, na cidade do Porto, crianças e jovens acompanhados dos seus familiares que precisam de se deslocar das suas casas para fazer tratamentos oncológicos, no IPO do Porto ou no Hospital São João", adianta a associação em comunicado.

A associação explica que as Casas Acreditar não são apenas um equipamento social, mas um conceito onde cada família tem a possibilidade de recriar a sua própria casa e partilhá-la com todos os que estão a passar pela mesma experiência tão marcante de ter um filho com cancro, explica.

O equipamento, com conclusão prevista para o final deste ano, terá 16 quartos, uma cozinha, salas de convívio para crianças, jovens e pais, espaços exteriores e "toda a logística que permitirá o acompanhamento, com qualidade, das 100 famílias que, por estimativa, possam residir anualmente" na casa.

A construção da casa, orçada em 1,6 milhões de euros, constitui um "enorme desafio financeiro" para a associação, que apela aos particulares e às empresas para participarem na sua construção através de um donativo, que pode ser em dinheiro, em materiais para a casa ou através do IRS.

"Para além deste incentivo, todos os doadores podem fazer parte de um projecto que garante que, por cada um euro doado, existe um retorno social de 8,38 euros", refere a associação, explicando que estes dados resultam de um estudo de avaliação de impacto das Casas Acreditar que contou com o envolvimento de crianças, jovens, famílias, profissionais de saúde, empresas, assistentes sociais, professores e voluntários.

A primeira Casa da Acreditar foi inaugurada em Lisboa, em frente ao Instituto Português de Oncologia, em Outubro de 2002, e a segunda abriu no Funchal, em frente ao Hospital Cruz de Carvalho, em Novembro de 2003.

Fundada em 1993, a Acreditar ajuda as crianças e as suas famílias a superar melhor os diversos problemas que se colocam a partir do momento em que é diagnosticado o cancro, contribuindo para fomentar a esperança.

O trabalho da Acreditar reparte-se por quatro núcleos regionais correspondentes aos centros urbanos onde existem hospitais de oncologia pediátrica.

O núcleo Norte, com sede na cidade do Porto, o Núcleo Centro, com sede em Coimbra, o núcleo Sul está sediado em Lisboa e no Funchal. 

Sugerir correcção
Comentar