STCP: resposta segue para o Tribunal de Contas na próxima semana

Visto desta entidade é o último passo para que a gestão da empresa possa ser transferida para os municípios

Foto
Seis municípios deverão assumir a gestão da empresa pública de transporte Paulo Pimenta

O Conselho Metropolitano do Porto revelou esta sexta-feira que espera enviar na próxima semana a resposta às dúvidas do Tribunal de Contas sobre a transferência da gestão da Sociedade de Transportes Colectivos do Porto (STCP) para seis municípios. Na reunião pública do Conselho Metropolitano do Porto (CmP), Avelino Oliveira, da comissão executiva, disse que a previsão é que "ainda hoje, ou no início da próxima semana", a resposta seja "consolidada e enviada" ao Tribunal de Contas (TdC).

A 13 de Março o TdC devolveu, por dúvidas, o contrato para a transferência da gestão da STCP para os municípios do Porto, Matosinhos, Maia, Gondomar, Valongo e Vila Nova de Gaia. A validação do processo por parte do TdC é o último passo para a efectivação da transferência da gestão da empresa de transporte público para os municípios onde opera, que esteve prevista para o início do ano.

O Conselho de Ministros aprovou em 29 de Setembro o novo modelo de gestão da STCP, que passa a ser assegurada, por um período máximo de sete anos, pelas seis autarquias, mantendo-se a empresa na esfera do Estado. O processo implicou que cada um dos seis municípios aprovasse, em reunião de câmara e nas assembleias municipais, o contrato de delegação de competências do Estado e outros documentos.

Só após o visto do TdC poderá ser convocada uma assembleia-geral da STCP e feita a nomeação dos novos administradores da empresa, sendo que o autarca do Porto, Rui Moreira, já anunciou ter escolhido Paulo Azevedo para o cargo de presidente.     

Sugerir correcção
Comentar