Selminho: Honório Novo revela que a PJ já está a fazer contactos

Deputado municipal critica presidente da Câmara do Porto e afirma que há duas queixas e não uma como afirmou Moreira.

Foto
Manuel Roberto

O deputado municipal da CDU, Honório Novo,  disse nesta quarta-feira, que ao contrário do que o presidente da Câmara do Porto diz, “não há uma, mas duas queixas” sobre a Selminho, uma empresa da família de Rui Moreira que quer construir num terreno mas que a autarquia não permite.

“Até parece que o dr. Rui Moreira conhece os termos da nossa participação, porque dizer que a única pessoa que apresentou uma queixa foi ele e o que nós fizemos foi pedir ao Ministério Público para cuidar de indagar, é um formalismo semântico que só afasta o problema para quem estiver distraído”, declarou ao PÚBLICO Honório Novo.

Nesta quarta-feira, em entrevista ao PÚBLICO, Rui Moreira disse: “O único processo que existe é uma queixa-crime apresentada por mim, contra desconhecidos”.

“Se eu fosse presidente de câmara não tinha procedido como o dr. Rui Moreira procedeu relativamente a este processo porque, em minha opinião, pode ser acusado por quem tem o direito de acusar de ter intercedido em causa própria. E mais não digo”, sublinhou, criticando a tentativa do presidente da câmara de desvalorizar a situação.

Ao PÚBLICO, Honório Novo adiantou que elementos da Polícia Judiciária já começaram a contactar pessoas para prestarem declarações sobre a Selminho na sequência da queixa que o PCP apresentou no dia 19 de Dezembro à Procuradoria-Geral da República. “Estamos a aguardar de uma forma serena e tranquila o desenrolar dos acontecimentos e a aguardar o desenvolvimento dos mecanismos de investigação judiciária”, acrescentou o autarca da CDU, acrescentando: “Uma das componentes para a investigação que dirigimos à PGR é verificar se, demonstrada uma actuação irregular, ilegítima ou outra no processo Selminho,  as decisões tomadas no plano municipal não podem ser anuladas”. O PSD reagiu também à entrevista criticando Moreira por dizer que desconhece Álvaro Almeida, o candidato independente que concorre ao Porto pela coligação PSD/PPM.

 

 

Sugerir correcção
Comentar