Queixas sobre falta de civismo dos donos de animais aumentam em Matosinhos

Em 2016 a autarquia recebeu 64 queixas. Ainda a meio do ano esse valor já foi ultrapassado. Reclamações prendem-se sobretudo com a não utilização de trela e açaime e com o não tratamento dos dejectos.

Foto
Miguel Manso

O ano ainda vai a meio e já chegaram à Câmara Municipal de Matosinhos mais reclamações relacionadas com abusos praticados por animais de companhia no espaço público e com situações de falta de civismo do que em todo 2016. No ano transacto a autarquia recebeu 64 queixas, número próximo do que as que já deram entrada este ano.

As reclamações prendem-se com a não utilização de trela, de açaime, com o ruído e com o não tratamento dos dejectos dos animais que são deixados na via pública. Face a esta situação, nesta sexta-feira ao início da tarde, o município levou a cabo uma acção de sensibilização no jardim do Palácio da Enseada (Avenida Norton de Matos, junto à Praia de Matosinhos), uma das zonas de maior afluência de pessoas que passeiam, sobretudo, cães.

Perto da hora da acção de sensibilização (12h30), realizada no âmbito do Ambienta-te/Mês do Ambiente de Matosinhos, são poucos os animais que se avistam no jardim. Dos que lá estão nenhum usa açaime e alguns passeiam-se sem trela. Entre os donos há quem diga desconhecer a lei e quem garanta que o cão é dócil e por isso não representa perigo.

Prevê o artigo 14º do Decreto-lei nº 314/2003, de 17 de Dezembro, a obrigatoriedade do uso de trela ou açaime em animais que passeiam na via pública. O incumprimento da legislação em vigor impende numa multa que pode ir de 25 euros até 3740 euros. Já os cães potencialmente perigosos ou perigosos são sempre obrigados a circular com trela e açaime. Nestes casos, o incumprimento das normas constitui uma contraordenação punível com coima a partir de 500 euros.

O vereador do Ambiente, Tiago Maia, considera o aumento do número de reclamações “preocupante”. Ainda a meio do ano corrente os valores já ultrapassaram os do ano passado. Das mais de 60 queixas, 28 resultaram em autos. Em 2016 contam-se 33 autos, na sua maioria relacionados com o ruído, com a falta de condições de habitabilidade dos animais e com a inexistência do seguro obrigatório.

O vereador recordou ainda o recente ataque de um rotweiller que circulava sem açaime ou trela que originou ferimentos graves numa criança de 4 anos, em Leça do Balio. Acredita que episódios como este podem ser evitados se os proprietários dos animais se consciencializarem das obrigações a que estão sujeitos.

Veterinária há 13 anos, Liliana Sousa, que se juntou à acção de sensibilização, considera haver ainda muito trabalho a fazer. A nível de tratamento, vacinação e desparatizações acredita que houve um avanço. Contudo, diz existirem ainda muitos proprietários de animais de companhia que não são sensíveis às questões de segurança e de limpeza. “No que toca ao uso de trela, de açaime e do tratamento dos dejectos ainda há muitas mentalidades para mudar”, diz.

No jardim do Palácio da enseada foi montado simbolicamente um dispensador de sacos. No âmbito da mesma acção, até 8 de Julho, será apresentado ainda um parque para cães no Parque dos Picoutos (obra orçada em 20 mil euros), inaugurado um hospital veterinário (100 mil euros) e lançada uma campanha de promoção da adopção animal. O vereador afirma existirem dispensadores espalhados em todos os jardins públicos do concelho. Em muitos dos casos estão vazios. “Infelizmente há quem use os sacos para outros fins”, afirma.

Sugerir correcção
Ler 2 comentários