Queijos com a bactéria Listeria monocytogenes detectados em Idanha-a-Nova

Foto
Enric Vives-Rubio

A brigada da Inspecção de Géneros Alimentícios da Direcção-Geral de Alimentação identificou a presença da bactéria Listeria monocytogenes em queijos produzidos pelo estabelecimento ‘Cooperativa de Produtores de Queijo da Beira Baixa’, de Idanha-a-Nova.  

A colheita para análise foi realizada no dia 16 de Dezembro de 2015 e incidiu sobre dois lotes de queijos devidamente identificados. Os resultados foram conhecidos a 30 de Dezembro, tendo as autoridades da Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) ordenado a “retirada imediata” do mercado dos produtos contaminados e a apreensão dos queijos restantes proveniente dos mesmos lotes, que se encontrava ainda no estabelecimento.”

A DGAV referiu igualmente no comunicado divulgado ao final a tarde de terça-feira ter sido efectuada uma nova amostragem, incidindo sobre todos os lotes de produtos armazenados no estabelecimento (52) da qual resultaram 39 amostras positivas à presença de Listeria monocytogenes.

Face à gravidade da situação encontrada, a DGAV determinou, no dia 15 de Janeiro, a “suspensão da actividade e a retirada do mercado de todos os produtos provenientes daquele estabelecimento”. Todos os lotes de queijos (29 toneladas, incluindo os produtos retirados do mercado e os que estavam em armazém) foram encaminhados para destruição.

Esta bactéria está associada a casos de septicémia e meningite.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários