PS quer referendo sobre nova sede da Câmara de Oeiras

Está em causa um investimento de 35,5 milhões de euros, na construção de um edifício com 15 pisos.

Foto
Ainda não estão definidos os novos usos dos actuais Paços do Concelho Pedro Cunha/Arquivo

O PS de Oeiras quer que seja realizado um referendo local sobre a proposta do município para a construção da nova sede da câmara, um edifício de 15 pisos e que custará 35,5 milhões de euros. A proposta foi apresentada esta segunda-feira em assembleia municipal e pretende-se que seja incluída na ordem de trabalhos da próxima reunião.

De acordo com o documento, os deputados municipais socialistas lamentam que “do debate e dos elementos disponibilizados para fundamentar a opção não tenham resultado conclusões consistentes, nem uma avaliação de custo benefício que permitisse justificar, com credibilidade, a opção em causa”.

Além disso, acrescentam, “o montante muito elevado que caracteriza este investimento como o maior de sempre em Oeiras” criará “constrangimentos importantes na capacidade de investir do município noutros domínios prioritários, nos próximos anos, que não podem ser desconsiderados, nomeadamente nas políticas de habitação e reabilitação, mobilidade e de apoio social”.

À semelhança do que já haviam sustentado na moção apresentada na última reunião de assembleia municipal sobre o tema, e que foi chumbada pela maioria do movimento IOMAF -- Isaltino Oeiras Mais À Frente, os deputados socialistas defendem que revitalizar o centro histórico, dinamizar o comércio tradicional e melhorar a rede de transportes deveriam ser as prioridades do executivo.

O grupo socialista reforça que a construção da nova sede da Câmara de Oeiras não reúne consenso e “carece de legitimidade alargada por não ter sido escrutinado em eleições autárquicas”, defendendo, por isso, “um referendo local, com a força do voto directo da população”.

Para os socialistas, a pergunta que deve constar do referendo local é: “Concorda que os serviços da Câmara Municipal de Oeiras sejam concentrados e continuem localizados no centro histórico de Oeiras, com reabilitação e utilização de edifícios e espaços ali situados, rejeitando-se a sua deslocalização para edifício que custará 35,5 milhões de euros às finanças municipais, a construir junto do Centro Comercial Oeiras Parque?”.

Na reunião de câmara de 24 de Fevereiro, a maioria apresentou o projecto do Fórum Municipal, uma “ambição já antiga e com mais de uma década de vasto historial técnico e deliberativo” que passa por construir o novo edifício dos Paços do Concelho de Oeiras. A proposta foi então aprovada com os votos favoráveis do IOMAF e do PSD e com os votos contra do PS e da CDU.

De acordo com o projecto, o futuro edifício, da autoria do arquitecto Sua Kay, ficará localizado perto da Rotunda da Fonte Luminosa, na União de Freguesias de Oeiras e S. Julião da Barra, Paço de Arcos e Caxias, numa área total de intervenção de 17.754 metros quadrados.

O Fórum Oeiras permitirá, segundo o executivo presidido por Paulo Vistas, obter “melhorias consideráveis nas condições do atendimento ao público e do funcionamento dos serviços”, assim como a “redução dos seus custos operacionais”, por permitir a poupança de tempo e menores custos de deslocações.

A estimativa de custo da obra é de 33,5 milhões de euros para a construção do edifício mais dois milhões de euros para a zona exterior. Ainda não estão definidos os novos usos dos actuais Paços do Concelho.

Em Janeiro de 2015, o PÚBLICO deu notícia deste projecto da Câmara de Oeiras, que se estimava que tivesse um custo de cerca de 28 milhões de euros. Na altura, o vereador socialista Marcos Sá mostrou-se favorável à iniciativa. "O PS sempre disse que, investindo em grandes obras, a prioridade deveria ser a construção do edifício da câmara", declarou, acrescentando que "um edifício central é determinante para garantir a qualidade do serviço e as condições dos trabalhadores". 

Sugerir correcção
Comentar