Poeiras provenientes de África afectam qualidade do ar no Algarve

Fenómeno recorrente na região irá manter-se até sexta-feira.

Foto
LUSA/FILIPE FARINHA

A qualidade do ar no Algarve está nesta quinta-feira a ser afectada por poeiras provenientes do Norte de África, um fenómeno recorrente na região, que se irá manter até sexta-feira, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, a mancha de poeira, que se deve a uma depressão centrada na região de Marrocos, afectará com maior incidência as zonas do sotavento algarvio, o interior do Baixo Alentejo e o arquipélago da Madeira, embora os seus efeitos sejam também visíveis por todo o Algarve. Na região do barlavento algarvio, o fenómeno manifesta-se por nebulosidade, sendo a poeira visível, principalmente, nos veículos automóveis.

As partículas e poeiras em suspensão com origem no Norte de África são recorrentes no Algarve, tratando-se de um fenómeno natural e frequente na Primavera e no Verão, que afecta a qualidade do ar ambiente, segundo a Agência Portuguesa do Ambiente.

O IPMA realça, em comunicado publicado na sua página da Internet, que esta situação, que começou na terça-feira, “deverá diminuir gradualmente ao longo dos próximos dias”. “Prevê-se que as poeiras continuem a afectar a Região Sul e parte da Região Centro, do continente, e a Madeira, até sexta-feira”, acrescenta.

O IPMA indica que, para hoje, está prevista a “possibilidade de ocorrência de aguaceiros no sotavento algarvio e no interior do Baixo Alentejo, que, a ocorrerem, terão como consequência a deposição das poeiras à superfície.

Sugerir correcção
Comentar