Aeroporto de Lisboa pode registar atrasos devido a plenário do SEF

A ANA antecipa problemas na hora de pico e pede aos passageiros que têm ligações com controlo de passaporte para chegarem o mais cedo possível.

Foto
A Associação das Companhias Aéreas apela "à tutela e ao Governo" para que providencie os meios necessários para o SEF desempenhar a sua função no aeroporto de Lisboa Rui Gaudencio

A ANA - Aeroportos de Portugal antecipa atrasos significativos no aeroporto de Lisboa, na segunda-feira, 20 de Março, e estranha a hora escolhida para a realização do plenário dos inspectores do SEF. O encontro foi agendado para as 6h, o que coincide com o período em que são mais necessários, alega a empresa.

"Estranhamos a hora em que se vai realizar o plenário, entre as 6h e as 8h, porque é nesse horário que chegam e partem a maior parte dos voos internacionais com passageiros que precisam de controlo de passaporte na fronteira, os chamados voos 'não Schengen'", realçou fonte oficial da ANA - Aeroportos de Portugal citada pela Lusa.

"Poderá haver problemas neste tipo de voos, pelo que pedimos aos passageiros que têm ligações que necessitem de controlo de passaporte para que tentem chegar o mais cedo possível ao aeroporto", acrescentou a mesma fonte. E realçou: "A ANA lamenta esta situação à qual é alheia e promete, na medida da sua possibilidade, oferecer o mínimo de conforto aos passageiros afectados".

Por seu turno, o presidente do sindicato que representa os inspectores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), Acácio Pereira, confirmou à Lusa a realização do plenário a partir das 6h no aeroporto de Lisboa, justificando o horário com a mudança do turno da madrugada para o da manhã.

O presidente do Sindicato da Carreira de Investigação e Fiscalização do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SCIF/SEF) lamentou ainda que a ANA esteja "a intrometer-se" na actividade do sindicato.

Já a Associação Representativa das Companhias Aéreas em Portugal (RENA) considerou "no mínimo surpreendente" que o plenário tenha sido marcado para "a hora de pico" das operações internacionais.

"Custa-nos a aceitar a decisão, que pode provocar atrasos assinaláveis e complicar muitos voos de ligação. Essa é a grande preocupação das companhias", assinalou António Portugal, secretário-geral da RENA.

E reforçou: "A situação vai causar problemas amanhã [segunda-feira] às companhias e passageiros. Não é o plenário que nos preocupa. É o arrastar de uma situação em que há falta de meios do SEF no aeroporto de Lisboa".

O responsável apontou para a forte aposta de Portugal no turismo e os incómodos que esta realidade acarreta, deixando um "apelo à tutela e ao Governo" para que providencie os meios necessários para o SEF desempenhar a sua função no aeroporto da capital portuguesa.

Sugerir correcção
Comentar