Parlamento recomenda requalificação da ria Formosa e rejeita fim das demolições

As demolições de habitações iniciaram-se no âmbito do projecto de “renaturalização” das ilhas barreira da ria Formosa lançado pelo Governo PSD/CDS-PP.

Foto

O parlamento aprovou nesta sexta-feira um projecto de resolução do PS que recomenda ao Governo “a requalificação e valorização da ria Formosa” e rejeitou outros dois, do BE e do PCP, que pretendiam travar as demolições nas ilhas barreira.

Os vários pontos do projecto de resolução do PS foram aprovados com os votos favoráveis dos socialistas, do PCP, do BE e do PEV, a oposição do PAN e a abstenção do PSD e do CDS-PP, à excepção do ponto 4, que pedia ao Governo a adopção de “uma postura firme de reposição da legalidade e combate às construções comprovadamente não autorizadas em domínio público marítimo, intervindo prioritariamente nas zonas de maior risco”.

Este ponto só contou com os votos favoráveis do PS, tendo o PAN, o BE, o PCP e o PEV votado contra e o PSD e o CDS-PP optado pela abstenção.

Fonte do PS sublinhou no Algarve que esta iniciativa parlamentar vale pelo seu conteúdo político, porque se trata apenas de uma recomendação que o Governo pode ou não seguir, sem mais intervenção da Assembleia da República.

O PS sugere na resolução que seja retomada a "filosofia inicial" do Programa Polis Litoral e, ainda, que seja clarificada a natureza jurídica do Núcleo da Ilha da Culatra, "assegurando a manutenção do carácter de ‘dominialidade’ do domínio hídrico e a regularização das edificações existentes, mediante a execução de um plano de intervenção e requalificação".

Já as resoluções do PCP e do BE, que pediam ao Governo, respectivamente, o fim e a suspensão das demolições nas ilhas barreira da ria Formosa, foram rejeitadas devido à abstenção do PS, que fez valer os votos contra do PSD e do CDS-PP e tornou insuficientes os posicionamentos favoráveis dos deputados comunistas, do Bloco, do PEV e do PAN.

Os projectos de resolução do PCP e do BE recomendavam ao Governo o “reconhecimento do valor social, económico e cultural” dos núcleos populacionais e urbanos das ilhas.

Em Março do ano passado, a anterior maioria parlamentar PSD/CDS-PP tinha rejeitado os projectos de resolução apresentados pelo PCP, pelo BE e pelo PS que recomendavam ao Governo a suspensão imediata das demolições na ria.

Enquanto o BE e o PCP insistiram hoje no pedido de parar as demolições, o PS - que passou a governar após as eleições de Outubro passado - pediu agora a adopção de uma “postura firme de reposição da legalidade e combate às construções comprovadamente não autorizadas em domínio público marítimo, intervindo prioritariamente nas zonas de maior risco".

As demolições de habitações iniciaram-se no âmbito do projecto de “renaturalização” das ilhas barreira da ria Formosa lançado pelo Governo PSD/CDS-PP e executado pelo programa Polis Litoral da Ria Formosa, mas foram suspensas por ordem judicial após a Câmara de Olhão e dezenas de proprietários de casas nas ilhas terem apresentado providências cautelares a contestar o processo.

Os trabalhos começaram em Dezembro de 2014, no ilhote dos Ramalhetes e no ilhote de Cobra, e deviam prolongar-se até ao verão de 2015, segundo o calendário inicial, que previa a demolição de cerca de 800 habitações nas ilhas barreira.

 

Sugerir correcção
Comentar